O filme “O Agente Secreto” venceu, na noite deste domingo, 11, duas das três categorias que disputou no Globo de Ouro 2026. O longa levou o prêmio nas categorias de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, e Wagner Moura conquistou o título de ‘Melhor Ator em Filme de Drama’ por sua atuação como protagonista no mesmo filme.
Durante o discurso, Wagner Moura destacou a importância do filme para a história do país e para a memória de toda uma geração: “O Agente Secreto é sobre memória ( ou falta de memória) e trauma geracional. Eu acredito que, se o trauma pode ser passado de geração em geração, os valores também podem. Então, esse prêmio vai para aqueles que se mantêm fiéis aos valores nos momentos difíceis”, disse.
Wagner Moura finalizou o discurso em português, dizendo: “E para todo mundo no Brasil que está assistindo a isso agora: viva o Brasil e a cultura brasileira”.
Já Kleber Mendonça Filho, diretor do longa, dedicou a vitória aos jovens cineastas: “As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu tenho a grande honra de estar nesse grupo de língua não inglesa. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Este é um grande momento”, pontuou.
Esta é a primeira vez que o Brasil vence em duas categorias da premiação em uma mesma edição. A produção já havia vencido o Critics Choice Awards 2026 na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, essas vitórias aumentam as chances de o filme disputar o Oscar 2026.








