Influenza: saúde de Aracaju aponta baixa adesão à vacinação

A cobertura vacinal contra a Influenza em Aracaju segue abaixo do esperado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Segundo a pasta, até o momento, apenas 34,20% do público prioritário na capital foi imunizado.

A vacina está disponível nas 45 Unidades de Saúde da Família (USF) e pode ser tomada por qualquer pessoa, desde que não esteja com febre.
 
Neste ano, 172 casos da doença foram confirmados na capital, dos quais três evoluíram para óbito.

A SMS aponta a vacinação como principal forma de prevenção, principalmente neste período de sazonalidade em que o vírus da gripe tende a se espalhar com mais facilidade.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Duanne Marcele, os grupos com maior adesão são os idosos e gestantes, mas a vacinação de crianças tem sido um desafio.

“Estamos com dificuldade de obter autorização dos pais, mesmo com nossas equipes indo até as escolas. Precisamos do envolvimento das famílias”, ressaltou.
 
Além da vacina, medidas como uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações continuam sendo orientadas como formas de prevenção, principalmente durante os festejos juninos.

“E uma coisa para a gente se atentar: quem está adoecendo mais de influenza são adultos. A vacina está aberta para o público em geral, portanto, busquem a unidade de saúde para se vacinar. Estar vacinado é proteger a si e a toda a comunidade”, salientou a coordenadora.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.