INSS registra mais de 1,3 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou 1.345.817 pedidos de reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 16, com informações apuradas até as 17h.

Em números totais, 1.370.635 segurados consultaram a plataforma Meu INSS ou o canal 135 de atendimento telefônico para obter informações sobre descontos de entidades associativas, sendo que 24.818 informaram que o desconto foi autorizado.

Segundo o INSS, foram realizados 34.960.465 acessos à plataforma Meu INSS. Desse total, 5.997.999 segurados buscaram informações sobre os descontos, e 2.836.350 utilizaram a plataforma para informar que não tiveram valores descontados.

Ontem foi o terceiro dia de funcionamento do serviço que permite ao beneficiário consultar os descontos realizados ao longo dos últimos anos e informar se foram autorizados ou não, abrindo, assim, um processo administrativo para solicitar o reembolso.

Ao todo, 41 entidades associativas foram contestadas em todos esses lançamentos, abrangendo todas as que têm ou tinham algum credenciamento com o órgão para efetuar os descontos.

Alerta de golpes

Em seu site, o INSS alerta que não tem feito ligações telefônicas nem enviado mensagens por SMS, e-mail, WhatsApp ou qualquer outro canal que não seja oficial, para tratar sobre os descontos de entidades associativas.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.