Política

  • Início •
  • Blog

Rodrigo Valadares questiona GSI sobre acesso a informações bancárias de Militares

Da redação

29/08/2024


O deputado federal Rodrigo Valadares, membro da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, protocolou um requerimento ao chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marcos Antônio Amaro dos Santos. O pedido busca esclarecimentos sobre como o GSI obteve informações bancárias de militares que fizeram doações via Pix para a campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro, que arrecadou R$ 17 milhões.

Recentemente, foi noticiado que os militares do GSI envolvidos nas doações foram exonerados e devolvidos aos seus quartéis de origem. O deputado Rodrigo solicita que o GSI explique o processo que levou ao acesso dessas informações bancárias e se houve alguma ordem judicial para quebra de sigilo dos servidores ou de Bolsonaro. Ele também questiona se órgãos como a Receita Federal, Banco do Brasil, Banco Central ou o Supremo Tribunal Federal (STF) notificaram o GSI sobre as doações.

Em seu ofício, Valadares destaca que seu requerimento não contesta a exoneração dos servidores, que é uma prerrogativa do ministro de Estado. No entanto, ele manifesta preocupação com o acesso a dados bancários privados dos servidores, enfatizando que o sigilo bancário é garantido por lei e só pode ser quebrado por agentes autorizados ou mediante ordem judicial.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1