Tornado atinge Chapecó e deixa mais de 200 mil unidades sem energia em Santa Catarina

Foto: Reprodução/Prefeitura de Chapecó

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a passagem de um tornado por Chapecó, no oeste do estado, na manhã desta quarta-feira, 4. O fenômeno veio acompanhado de rajadas de vento de até 107 km/h e causou danos em várias estruturas da cidade. Até o momento, não há informações sobre feridos.

O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso foi um dos locais atingidos. O vento arrancou parte da cobertura e danificou o terminal de passageiros e a área operacional. Pousos e decolagens estão suspensos por tempo indeterminado, enquanto a concessionária Voe Xap faz uma inspeção completa.

A Defesa Civil municipal ainda não contabilizou os imóveis atingidos. Segundo o diretor do órgão, Walter Parizotto, a região sul da cidade foi muito danificada, e a previsão é atender todas as prioridades em até 72 horas. As aulas estão suspensas nas redes municipal e estadual.

O tornado faz parte de uma sequência de temporais que atingiu o estado. Por volta das 12h30, mais de 200 mil unidades consumidoras estavam sem energia, sendo cerca de 102 mil em Chapecó, 53 mil em São Miguel do Oeste, 32 mil em Concórdia e 21 mil em Joaçaba.

A chuva também foi intensa. Rio Rufino registrou 106,4 mm em 24 horas, o maior volume entre os municípios citados. Em Anita Garibaldi, o granizo danificou pelo menos 70 casas, atingiu o Hospital Frei Rogério e destelhou uma igreja.

Santa Catarina segue sob alerta vermelho para tempestades. A instabilidade também avança sobre o Paraná nesta quarta, com risco de temporais em todas as regiões do estado.

*Com informações da Gazeta do Povo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *