Política
- Início •
- Blog
Edi é condenado por improbidade e perde direitos políticos; cabe recurso
Da redação
29/08/2024
A Justiça de Sergipe condenou o candidato a prefeito de Carmópolis, Welber Andrade Leite, mais conhecido como Edi Leite, à suspensão de seus direitos políticos por oito anos. A decisão cabe recurso.
A sentença está atrelada à suposta prática de improbidade administrativa durante o período em que Volney Leite Alves, pai de Edi, esteve na gestão do município. Volney foi eleito prefeito da cidade após a realização de eleições suplementares em 2017, mas faleceu em 2018.
Ação ajuizada pelo Ministério Público apontou que, com a manipulação dos recursos públicos, Volney teria beneficiado a si próprio e familiares, utilizando o erário como se fosse “uma empresa particular”.
À época, no ano de 2002, vereadores do município enviaram uma representação ao MP, atrelando o enriquecimento da família do ex-prefeito a práticas de nepotismo, protecionismo e parcialidade.
Em sua decisão, a juíza Sebna Simiao da Rocha considerou a extensão do dano causado à coletividade, a gradação da improbidade praticada e sua repercussão no patrimônio de Carmópolis.
Assim, o ex-gestor foi condenado a multa civil correspondente ao valor do acréscimo patrimonial, além da perda de bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio e o pagamento de multa civil de dez vezes o valor da última remuneração percebida pelo agente.
Os filhos de Volney, Wesley Andrade Leite e Welber Andrade Leite, tiveram os direitos políticos suspensos pelo período de oito anos e deverão pagar multa civil de dez vezes o valor da última remuneração percebida pelo agente.
Eles também foram proibidos de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente.