Mercado financeiro reduz para 4% projeção de inflação para 2026

O mercado financeiro reduziu a projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2026 para 4%. A expectativa consta no Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 26.

Na semana passada, o IPCA 2026 estava projetado para 4,02%. A projeção atual está dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que visa meta de inflação de 3% para 2026 e anos subsequentes.

Para os anos de 2027 e 2028, o mercado mantém projeções estáveis há 12 semanas, em 3,80% e 3,5%, respectivamente.

Em relação à taxa básica de juros (Selic), o mercado financeiro mantém a estimativa de que a taxa fique em 12,25% no final deste ano. Atualmente, a taxa Selic está em 15%, o maior nível desde julho de 2006, quando atingiu 15,25%.

Para os finais dos anos de 2027 e 2028, a expectativa do mercado financeiro é que a Selic caia para 10,5% e 10%, respectivamente.

*Com informações da Agência Brasil

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *