UFS inaugura planta piloto inédita para produção de cachaça em Sergipe

Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) inaugurou uma planta piloto inédita para a produção de cachaça de alambique no estado. Intitulado “Destilando Tradição”, o projeto é coordenado pela professora Cristina Ferraz e desenvolvido com a participação de estudantes dos cursos de Engenharia Química e Química Industrial, no campus sede, em São Cristóvão.

A iniciativa teve início em 2023, durante a disciplina de Processos Biotecnológicos, com o objetivo de valorizar a produção artesanal de cachaça em Sergipe e fortalecer o vínculo entre ensino, pesquisa e extensão. Além de resgatar a tradição local, a planta piloto servirá como espaço estratégico para o desenvolvimento de pesquisas sobre novas bebidas fermentadas e destiladas, realização de aulas práticas e oferta de cursos de formação voltados à comunidade acadêmica e produtores.

De acordo com a professora Cristina Ferraz, trata-se da primeira planta piloto de processamento instalada na UFS. “Esse espaço amplia significativamente as possibilidades de ensino prático, contemplando disciplinas relacionadas à produção de bebidas fermento-destiladas e também conteúdos do núcleo duro da Engenharia, como troca de calor, operações unitárias e termodinâmica”, destacou.

Os equipamentos da planta experimental foram adquiridos com recursos da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), que apoiou financeiramente o projeto. A iniciativa também contou com a colaboração da Destilaria Jardim de Laranjeiras e da empresa Lisboa Equipamentos.

Para o presidente da Fapitec, Alex Garcez, o projeto representa um avanço estratégico para o estado. “Sergipe possui histórico ligado à monocultura da cana-de-açúcar. Trazer essa iniciativa para a UFS significa agregar qualidade à produção artesanal de cachaça, estimulando a geração de emprego e renda, especialmente para produtores da agricultura familiar”, ressaltou.

Embora opere em escala reduzida, com tanques que variam entre 80 e 100 litros, a planta funciona com os mesmos princípios e métodos utilizados na indústria, permitindo aos estudantes vivenciarem, na prática, todas as etapas do processo produtivo — da fermentação à destilação.

Com o “Destilando Tradição”, a UFS consolida-se como referência na integração entre conhecimento acadêmico e desenvolvimento regional, fortalecendo a cadeia produtiva da cachaça artesanal em Sergipe e ampliando oportunidades de inovação no setor.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *