Mina de potássio em Rosário do Catete é vendida para grupo empresarial

O Complexo Mineroquímico de Taquari-Vassouras, única empresa de potássio em operação do Brasil, localizado no município sergipano de Rosário do Catete foi vendido para a empresa VL Holding. A compra foi finalizada nessa terça-feira, 3.

A empresa informou que fará investimentos para aumentar a eficiência e a produtividade do local. A ideia da empresa agora é ampliar a oferta de fertilizantes no país, que hoje é bastante dependente do produto importado.

A mina tem mais de 40 anos de operação e cerca de 1.500 funcionários, que serão mantidos sob a nova gestão. Com a compra, a empresa passa a controlar integralmente um ativo estratégico que antes pertencia somente à Mosaic Brasil, dando início a uma nova fase de investimentos para ampliar a oferta nacional e reduzir a dependência externa.

“A mina possui um potencial produtivo excepcional, que será fortalecido com a expertise e investimentos estratégicos da empresa, o que nos permitirá crescer de forma sustentável e consolidar nossa posição como produtor e distribuidor de cloreto de potássio no Brasil”, disse na nota o CEO da VL Holding, Daniel Moreira.

Segundo informações divulgadas pelas empresas, o acordo inclui o pagamento de valores que somam até US$ 27 milhões, além de obrigações relacionadas à manutenção e desmobilização de ativos. A operação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e do cumprimento de outras exigências legais.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.