O Governo Federal deve oferecer cursos gratuitos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em entrevista nessa última quinta-feira, 30.
De acordo com o ministro, os cursos devem ser disponibilizados de forma online, em autoescolas tradicionais, presencialmente ou à distância, ou em escolas públicas, abrangendo temas como legislação, cidadania, direção defensiva e meio ambiente.
“As matérias necessárias para tirar uma carteira de habilitação na prova teórica”, disse Renan Filho.
Há expectativa de que as mudanças comecem a valer ainda este ano. Em paralelo, o Governo Federal está com consulta pública aberta até o domingo, 2, com o objetivo de levantar sugestões que possam contribuir para democratizar o acesso à CNH. Entre as propostas, está a extinção da obrigatoriedade das autoescolas na emissão da carteira de motorista.
Após esse prazo, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deve ser publicada. Os exames teóricos e práticos continuarão obrigatórios. A abertura do processo será diretamente pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
A ideia do governo é oferecer caminhos mais flexíveis para a preparação para a prova. A autoescola será uma opção para quem precisar de apoio.










