O PL precisa de militância para sobreviver. A militância é fiel, emocional e essencial para o crescimento partidário e a sustentação de qualquer projeto político. No PL atual, tudo gira em torno de uma única discussão: salvar Jair Messias Bolsonaro.
Apesar do discurso liberal e da bandeira ideológica de direita, o partido tornou-se refém de um caminho individualista. Nesse contexto, mais do que nunca, a militância é indispensável e é também natural que as direções estaduais estejam sob a tutela de bolsonaristas militantes e aguerridos.
Em Sergipe, passado o estresse da mudança recente, uma análise fria revela: o partido não tinha outro caminho. Precisava estar sob o comando de um bolsonarista. Por aqui, não há outro igual a Rodrigo Valadares.
Claro que existem outros nomes, que ele não é único, mas no universo bolsonarista é o mais orgânico. Rodrigo chegou a um nível de compromisso tão grande com o bolsonarismo, que ele não tem outra alternativa em 2026, a não ser disputar o Senado.
Se Rodrigo recuar, parecerá uma “traição” ao Capitão que lhe assediou o comando do partido. Ele teria um bom caminho rumo à reeleição como deputado federal, mas seus votos agora serão ofertados à esposa, Moana Valadares. Rodrigo está sequestrado pelo bolsonarismo, mas o faz por convicção.
Curiosamente, a ida de Rodrigo ao comando do PL também beneficia o campo de esquerda e progressistas na luta pelo Senado. Com ele, a polarização se aprofunda, o que pode fazer com a militância de esquerda se obrigue a ganhar tração extra na busca por uma das vagas ao Senado.
A dúvida é: será a polarização predominante nas disputas da vaga pelo Senado 2026? Há controvérsias, mas isso é assunto para outra Domingueira.
NOTAS DA SEMANA
O que predominará no Quinto?
Dada a largada para o Quinto Constitucional para vaga no TJ que compete à advocacia, os candidatos e candidatas estão percorrendo todo estado conversando muito e buscando conquistar votos para estarem na lista sêxtupla. O processo ficou suspenso por uma pendenga jurídica motivada por uma velada disputa entre duas fortes candidaturas.
O que predominará no Quinto? II
A nova fórmula de disputa agradou a todos os lados e foi pensada na lógica das políticas afirmativas com vagas na lista sêxtupla garantidas para mulheres, negros, PCD’s. Ato histórico e de referência para todo Brasil. Mas vejamos, se há uma disputa velada por duas fortes candidaturas, a grande pergunta é: a advocacia mostrará que está amarrada em grupos como toda política ou teremos um voto livre?
37 anos de advocacia
O Jornal da Fan fará entrevistas com os candidatos que assim solicitarem. A primeira será com a advogada de 37 anos de carreira, Acácia Lelis. Ela é professora universitária e uma referência nacional no Direito de Familia. Acácia é Doutora em Direito pela Estácio de Sá, Mestre pela PUC-PR e buscou construir sua candidatura de forma plural, com aliados coesos e sem estar enquadrada como “fechada” a grupo x ou y. Ela chega com diálogo amplo e tendo como principal trunfo para conquistar a vaga na lista sêxtupla a sua trajetória e conduta ética.
Mais uma de Itabaiana
Surge mais uma denúncia de perseguição contra o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho. Além de radialistas e vereadores de oposição, agora os fatos surgiram de relatos de uma agente de cultura. A assistente social, mestra da cultura popular e coordenadora do grupo Chegança Santa Cruz, Gicelma de Jesus, afirma que ficou fora da bienal por perseguição política. Valmir e sua equipe deram de ombros para a denúncia.
André David esperançoso
André David voltou de Brasília esperançoso de que pode assumir como deputado federal até o início do próximo ano. Cassado em Sergipe e exercendo mandato em virtude do não trânsito julgado de seu processo, o deputado Ícaro de Valmir deve perder o mandato e André assume. O delegado esteve, ao lado de seu advogado, Wesley Araújo, reunido com o presidente do Republicanos, Marco Pereira.
Georgeo e Fábio
Habilidoso e muito competente em conquistar aliados, Fábio Mitidieri tentou cortejar publicamente o deputado estadual e opositor Georgeo Passos. Porém, o Mago manteve posição de não votar em Fábio, e disse isso de frente para o governador.
Georgeo e Fábio II
Georgeo foi convidado ou “sondado”, como preferiu classificar, a ser candidato ao governo pelo PL. A proposta partiu de Rodrigo Valadares. Nesta conjuntura, ele colocaria a esposa de candidata a deputada estadual. No encontro com Fábio, Georgeo pergunta se ele também seria “café com leite”, lembrando a provocação do governador com o aliado opositor Thiago de Joaldo. Se perguntou e provocou, é porque no mínimo ficou pensativo diante do convite.
Mitidieri disputa 2026
O secretário da Saúde, Cláudio Mitidieri, desfez mal-entendido causado por uma declaração sua em que estaria supostamente dando a entender que não disputaria a eleição de 2026. Após isso, ele esteve no Jornal da Fan e em primeira mão confirmou afastamento em dezembro para cumprir a missão eleitoral que lhe foi confiada.
André X Fábio
André Moura e Fábio Mitidieri protagonizaram um novo episódio da novela: “Quantos senadores eu tenho?”. Na última semana, discutiu-se muito sobre como Fábio abraçaria Rogério Carvalho já tendo anunciado André e sinalizado para Alessandro Vieira. André declarou que não aceita mais de dois candidatos, número que a legislação permite.
André X Fábio II
Fábio se posicionou e disse que só terá dois candidatos ao Senado. Contudo, também afirmou que apoio não se nega. Em determinado momento da entrevista, o governador demonstra certo incômodo com a posição de André, mas “respira” e relembra que Moura é aliado de primeira hora. Amanhã, no Jornal da Fan, as entrevistas de André e Fábio serão colocadas no ar na íntegra.
DAF em Ação
Quando a gente pensa nas ações de uma secretaria de Segurança Pública, logo nosso imaginário vai nos remeter ao combate ao crime. A SSP-SE está com uma iniciativa interessante para agilizar atendimentos internos e de estrutura das delegacias. É o ‘DAF em Ação’. O projeto já contabilizou 515 atendimentos, envolvendo serviços diretos, entrega de materiais e manutenções, atendimentos médicos, administrativos, logísticos e de suporte técnico. Além dos atendimentos realizados em cada dia do projeto, as equipes identificaram demandas relativas à manutenção, compra de equipamentos e sinalização, que já entraram em processo de execução pelo DAF.
Destino de Valmir e companhia
O prefeito de Itabaiana segue com destino partidário ainda indefinido. Na última semana, ele teria uma agenda com a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, mas o encontro foi cancelado e deverá ocorrer nos próximos dias. O Republicanos nacionalmente tem torcido para que André David assuma mandato, por consequência que Ícaro perca. Não é muito perfil de Valmir ficar em locais onde seja desagradado. Sendo assim, é factível a ida para o Podemos.
Aliados de Katarina querem intensificar
Aliados da deputada Katarina Feitoza estão querendo intensificar as articulações na região Norte e no Baixo São Francisco. Uma fonte, que faz parte do staff da deputada, comentou que há uma preocupação com aliados dessas regiões que não estariam atuando com a determinação devida nesse período de pré-campanha. No geral, a pré-campanha da delegada cresceu neste segundo semestre.
Fundef
A partir do dia 18 de dezembro, os servidores da Educação da rede estadual começam a receber a primeira parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A informação foi confirmada pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral. As duas últimas parcelas serão creditadas em 2026 e 2027. A lista de beneficiários já está disponível no site da secretaria: seduc.se.gov.br.
Ponto facultativo
Os servidores do Estado e da Prefeitura de Aracaju estão de folga nesta segunda-feira, 27, em virtude do ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público – comemorado no dia 28 de outubro – ter sido transferido. Lembrando que as instituições essenciais e de atendimento de urgência e emergência, como os serviços de saúde, segurança pública e afins, não são contemplados com o ponto facultativo.
IPVA e ITCMD
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos do Governo que possibilitam aos contribuintes a regularização de Débitos do IPVA e do ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação). Os projetos aprovados possibilitam o parcelamento em até 48 vezes (IPVA) ou 60 vezes (ITCMD), além de descontos de até 90% nos juros e multas. O projeto do ITCMD também estabelece que, de forma temporária, a alíquota aplicada para a cobrança do imposto em casos de transmissões causa mortis, ou seja, de herança, será reduzida a 3%. Já no caso de doações, incidirá a cobrança de 1%.










