O presidente Lula confirmou nesta quinta-feira, 23, que irá disputar as eleições de 2026. O comunicado foi feito durante visita à Indonésia, viagem dedicada ao fortalecimento de relações entre os dois países e ampliação do comércio brasileiro no país asiático.
Nos últimos meses, o presidente havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
Durante o anúncio no palácio indonésio, Lula afirmou que vai completar 80 anos com a mesma energia de quando possuía 30 anos.
“Vou disputar um quarto mandato no Brasil. Eu estou lhe dizendo isso porque nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse primeiro mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil, por demais, seja valorosa. E que a nossa relação traga mais empresários brasileiros para visitar a Indonésia”, declarou o presidente.
Na ocasião, os países assinaram ainda uma série de memorandos e acordos de cooperação nas mais diversas áreas.
Em declaração à imprensa, os presidentes dos dois países disseram ter visões e posicionamentos comuns com relação à situação em Gaza, à necessidade de reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, bem como sobre o papel do Brics na defesa dos interesses do sul global.
Lula ressaltou que, nas últimas duas décadas, o comércio entre Brasil e Indonésia cresceu mais de três vezes, passando de US$ 2 bilhões para US$ 6,5 bilhões.
O petista chegou na Indonésia na última quarta-feira, 22, para uma visita a alguns países do Sudeste Asiático. Ele se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo, 26, para falar sobre as tarifas adicionais americanas de 40% contra o Brasil.
A expectativa é de que Lula volte a pedir uma revisão do tarifaço de 40% imposto por Trump sobre produtos brasileiros. A situação da Venezuela, em meio aos recentes ataques e sanções do governo norte-americano, também deve entrar na pauta.









