Ministro do Trabalho defende fim da escala 6×1 e redução da jornada semanal para 40 horas

Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, nesta quinta-feira, 25, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, voltou a defender o fim da escala 6×1 e a redução da jornada semanal de trabalho no Brasil. A declaração foi dada em resposta a um questionamento da jornalista Raphaella Teles, do Portal Fan F1, que participou da sabatina conduzida pelo Canal Gov.

Ao comentar sobre o tema, o ministro classificou a escala 6 por 1 como “a mais cruel que existe, especialmente para as mulheres”, e defendeu a necessidade de reformulação. “O momento é de renovar. Vários países já extinguiram esse tipo de jornada”, disse.

Marinho também reiterou o apoio do governo à redução da jornada semanal de 44 para 40 horas, sem prejuízos econômicos. “Essa jornada é especialmente cruel para as mulheres e para a nossa juventude, que vem rechaçando esse sistema de jornada, cobrando do empresariado e das autoridades brasileiras uma adequação”, acrescentou.

A proposta de alteração da escala 6×1 está em tramitação no Congresso Nacional. Segundo o ministro, o tema enfrenta obstáculos devido às prioridades legislativas, que “nem sempre estão voltadas aos interesses dos trabalhadores”.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.