Apenas 40% do público-alvo foi imunizado contra o vírus da Influenza, segundo dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta quarta-feira, 2.
Até 30 de junho, foram aplicadas 212.880 doses de Influenza em Sergipe. O número está bem abaixo do esperado da meta do Ministério da Saúde, que é de 90%. A SES reforça alerta para a vacinação, sobretudo devido ao período mais propício às síndromes gripais, especialmente entre crianças.
A vacina está disponível para a toda população nas unidades básicas de saúde, e protege contra as variantes A e B do vírus Influenza, presentes com maior frequência no país. De acordo com a secretaria, a proteção é fundamental para crianças entre crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos, gestantes e puérperas que são considerados grupos de maior risco de adoecimento e de complicações.
Embora a vacinação esteja disponível para toda a população, a recomendação da SES é que os grupos vulneráveis a infecções deem prioridade a imunização contra a Influenza.
Ampliação de leitos
Por conta do aumento de casos graves de síndromes gripais, a secretaria revelou a necessidade da contratação de leitos de UTI pediátrica. De acordo com a SES, será aberto credenciamento para a contratação de mais de 20 leitos de UTI pediárica.
Com os novos leitos, a expectativa é que a rede passe a contar com 50 unidades dedicadas ao atendimento intensivo infantil e outros seis leitos de alta complexidade no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse).