Em giro pelos países árabes, presidente da Desenvolve-SE destaca potencial de Sergipe: “Estrela dessa missão”

Até o dia 30 de maio, uma comitiva sergipana integra uma missão internacional aos países árabes, realizada pelo Consórcio Nordeste, com o objetivo de atrair investimentos estrangeiros e fortalecer parcerias público-privadas (PPPs) em setores estratégicos como turismo, recursos minerais, transição energética e infraestrutura.

Diretamente de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o presidente da Agência de Desenvolvimento de Sergipe (Desenvolve-SE), Milton Andrade, concedeu entrevista ao Jornal da Fan, da rádio Fan FM, nesta quarta-feira, 28, detalhando os avanços da missão.

“Tratamos, na primeira reunião, do terminal de regaseificação, e na segunda reunião, um investimento para o potássio offshore aí em Sergipe. E o comitê de Sergipe acabou de ir aqui para ter a terceira reunião com um grande fundo árabe também para tratar de outros temas, em especial da ZPE, a Zona de Processamento para Exportação”, disse Milton.

A missão conta com a presença de representantes do governo federal, bancos públicos, câmaras de comércio e investidores globais, em uma articulação que busca aproximar os estados do Nordeste de fundos de investimentos do Oriente Médio.

Por isso, segundo Milton Andrade, a participação do estado é uma oportunidade para estabelecer conexões e firmar parcerias que impulsionem o desenvolvimento econômico. Em suas palavras, a segurança pública foi apontada como um diferencial competitivo.

“O fato de Sergipe ser o estado mais seguro do Nordeste, tem sido um grande atrativo aqui, um grande diferencial, para que os fundos possam estar olhando a gente com prioridade. Esse número da segurança pública tem sido talvez o que mais tenha destacado Sergipe aqui nas reuniões”, relatou.

Milton Andrade ainda destacou outras características logísticas estratégicas do estado. 

“Também temos outras potencialidades que estão sendo exploradas, a exemplo do nosso potencial logístico. Com 500 km de raio, a gente alcança 35 milhões de habitantes. Em 550 km, a gente atinge quatro capitais do Nordeste, Salvador, Maceió, Recife e, obviamente, Aracaju. Enfim, nós temos diversos potenciais, e isso tem sido explorado aqui, e transformou Sergipe na estrela dessa missão que o Consórcio Nordeste organizou para captar investimentos aqui nos países árabes”, completou.

De acordo com o presidente da Desenvolve-SE, a recepção aos projetos pode consolidar investimentos para o estado.

“É algo que a gente volta com novas reuniões agendadas. Aí, já em Sergipe, eventualmente em São Paulo também, boa parte desses fundos já tem escritório em São Paulo. Embora aqui em São Paulo não tenha tomada de decisão, mas tem representações. Então, aqui, na verdade, a gente dá mais um passo, aqui, dentro de alguns meses, a gente possa estar consolidando a captação do investimento”, finalizou.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.