Em entrevista ao Jornal da Fan desta segunda-feira, 26, o prefeito de Itaporanga D’ajuda Ivan Sobral falou sobre as dificuldades financeiras do município e o planejamento para reverter este quadro. Ele cita que por decisão da justiça não recebeu recursos da segunda parcela da concessão da Deso, o que agrava a situação.
” Está bloqueado, 100%, o recurso dessa segunda parcela da DESO, que foi uma decisão aí do Tribunal de Justiça acerca daqueles municípios que são considerados super endividados. Então a gente acabou não tendo acesso a essa segunda parcela da DESO e a gente esperava com muita expectativa, porque é uma forma de a gente poder fazer muito pelo município de Itaporanga da ajuda, apesar de que esse recurso pode ser utilizado para obras, e assim a gente tinha um plano de ação para poder realizar e também para poder pagamento nos próprios precatórios”, comentou Ivan.
Segundo o gestor, este recurso seria utilizado para investimentos locais. ” É um recurso que era muito aguardado por nós para que a gente pudesse ter capacidade investimento, já que hoje a gente ta fadado a ser um mero pagador de folha”, reforçou sobre as dificuldades encontradas.
Apesar das dificuldades, Ivan prega otimismo e esperar superar estas dificuldades.
“E realmente a situação é muito grave no município de Itaporanga, tanto que a gente tem feito um planejamento, eu tenho dito recorrentemente, gestão pública não pode se dissociar da palavra planejamento. A gente justamente buscou fazer uma triagem de tudo que acontece financeiramente no município e buscar soluções através de planejamento. E aí nós temos um planejamento robusto, estamos seguindo esse planejamento, mantendo fornecedores em dia, enxugando o que a gente pode enxugar e também fazendo questão de manter festejos culturais, que é de sua importância para a economia e também para a nossa cultura local. E aí a gente, nesse sentido, nós já realizamos esse ano a festa da padroeira do município, um resgate importante, realizamos o carnaval, vamos realizar 30 dias de São João, valorizando a artista da terra, a prata da casa”, expressou com otimismo.