Aposentados e pensionistas vítimas de fraudes e descontos associativos indevidos no INSS poderão ser atendidos presencialmente em agências dos Correios a partir do dia 30. A informação foi divulgada pelo governo federal nesta quinta-feira, 22.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, serão mobilizadas 4.730 agências em 66% das cidades brasileiras. Em paralelo, o atendimento virtual pelo aplicativo Meu INSS ou pelo número de telefone 135 continua acontecendo.
A pessoa só precisa levar um documento de identidade. No local, o atendente abrirá o sistema na tela para a pessoa consultar se teve desconto ou não e decidir se pede o ressarcimento ou não.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, afirmou que dos nove milhões de segurados que foram avisados de descontos indevidos, mais da metade já fez a consulta pelo aplicativo e site Meu INSS e pelo telefone 135.
O INSS alerta os segurados para tomarem cuidado com golpes. Nem o Instituto nem os Correios entram em contato por WhatsApp, SMS, e-mail ou faz ligação telefônica para o segurado. A recomendação é acompanhar as informações e fazer comunicação somente nos canais oficiais, como o telefone 135 ou o site gov.br/inss.