Em entrevista ao Jornal da Fan nesta segunda-feira, 27, a psicóloga Beatriz Reis explicou a campanha do Janeiro Branco que tem como objetivo conscientizar as pessoas quanto ao cuidado com a saúde mental e emocional.
“A Campanha Janeiro Branco é uma campanha de valorização da saúde mental pautada em dois objetivos. O primeiro objetivo é informar, elucidar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental, sobre aspectos que se referem a saúde como um todo e, especificamente, da saúde mental, mas informar quais são os preditores de saúde, os fatores de risco para processos de adoecimento. Então, tem esse primeiro objetivo, para deixar a população mais conhecedora de si. E o segundo objetivo, a partir daí, é conscientizar essa mesma população a respeito da importância de cada um fazer a sua parte, no autocuidado, no cuidado com a população para que se construa uma cultura de valorização da saúde mental”, explicou.
Quanto ao estigma que algumas pessoas ainda têm quanto à psicologia, Beatriz explicou que isso se dá principalmente pela falta de conhecimento em torno do assunto.
“A gente ainda vê muita falta de conhecimento em torno do conteúdo da psicologia em si, do que se trata essa área, e por isso acaba reforçando e mantendo esse estigma de que terapia é só para quem tem alguma comorbidade severa. Terapia é para quem quer se cuidar, quem quer viver melhor”, afirmou.