Nacional
- Início •
- Blog
Saiba o que muda com o encerramento do serviço de checagem de fatos da Meta
Da redação
08/01/2024
A Meta, dona do Instagram e do Facebook, anunciou nessa última terça-feira, 7, o encerramento de seu programa de verificação de fatos. Segundo o CEO da big tech, Mark Zuckerberg, a medida tem como objetivo a concentração de esforços em conteúdos considerados de “alta gravidade”.
Desde 2016, após a eleição de Donald Trump, o conteúdo da Meta era moderado por organizações de todo o mundo, visando atenuar o volume de desinformação em circulação através de uma checagem de fatos. Reuters, France Presse e Associated Press eram alguns desses parceiros.
Após a identificação de postagens virais, com potencial de conter informações imprecisas, as organizações faziam a verificação do conteúdo no Instagram e no Facebook, analisando vídeos, imagens, links e textos.
Entrevistas com fontes primárias, dados públicos e a verificação de fotos e vídeos eram utilizados para garantir a precisão das informações. Caso fosse identificado algum problema, a big tech avaliava entre a redução do alcance da publicação ou a exibição de algum aviso sobre erros.
Agora, com o encerramento do sistema, os próprios usuários poderão adicionar “notas de comunidade”, com correções aos posts, complementando o conteúdo. O mesmo movimento já é feito no X.
Com isso, os filtros de verificação passarão a focar em combater violações legais e de alta gravidade.