Domingueira

  • Início •
  • Blog

Emília Corrêa acertou em dose dupla ao indicar Ricardo Marques para Comunicação

Por Narcizo Machado

08/12/2024


Já começo a Domingueira antecipando alguns comentários que podem surgir: “caiu o PIX”, “cala boca que você critica ela”, “já está querendo uma boquinha”. Minha criatividade só alcançou esses e, confesso, dou sempre muita risada com os radicais. Mas, voltando para o foco, detalho nesta edição um acerto duplo de Emília Corrêa no que se refere à indicação de Ricardo Marques para a Comunicação. Classifico como a indicação mais estratégica feita até aqui.

Com carreira vitoriosa no jornalismo, Ricardo Marques alçou voo para a Câmara de Vereadores e foi um dos vereadores mais atuantes da atual legislatura. Ele foi opositor contundente de Edvaldo Nogueira, daqueles ‘pé no saco’, virou medidor de canteiro, fiscal de pintura e perseguidor de uma perfeição talvez jamais existente nas políticas públicas.

Ricardo foi um acerto de Emília desde a formação da chapa. A união de dois vereadores de oposição deu certo e atraiu os votos dos oponentes e dos aracajuanos cansados do jeito Edvaldo de gerir.

Eleito vice-prefeito, Ricardo estava atraindo a atenção pela sua atuação. Prometeu e mostrou na prática que não seria um ‘jarro de enfeite’. Acompanhou atento a transição e, ao tomar conhecimento pelas redes sociais das indicações de Emília, logo tratou de fazer uma espécie de entrevista com dois dos anunciados.

Nos vídeos gravados com Nelson Felipe, que vai para SMTT, e Fábio Andrade, do Turismo, avisou que cobraria resultados, e a um deles chegou a pedir informações do que seria feito a curto e médio prazos. Nunca se viu um vice com tal postura na história recente da política da capital.

Se permanece apenas na função de vice, Ricardo iria para a rua, seria o vice mais ‘pé no saco’ que já se viu. E, com certeza, essa postura poderia não agradar aos auxiliares da prefeita, e tão pouco a ela, que se veria publicamente cobrada pelo aliado. E se ele não atuasse assim, perderia politicamente.

Marques tem formação e experiência, e é detentor de todas as características necessárias para um bom gestor de Comunicação.

Nestes dois aspectos reside o acerto duplo de Emília. Ela move Ricardo para ‘o lado de dentro do balcão’, evitando assim problemas futuros na política, e põe no comando da Comunicação alguém que não pode errar para o seu próprio bem.

Agora o jogo mudou. Na Comunicação, Ricardo será o responsável pela imagem da gestão. Cuidará para que tudo seja transparente como eles sempre cobraram, ajudará a Emília a manter a população informada e a ter uma boa percepção dos problemas e das ações positivas da gestão.

Vamos aguardar para ver como será a postura dele com as cobranças e a estratégia para responder às críticas. Boa sorte ao vice e agora gestor, Ricardo Marques.

NOTAS DA SEMANA

Desafio da paridade para Emília
Até o presente momento, Emília Corrêa anunciou nove membros de sua futura equipe. Seis homens e três mulheres, sendo que para as mulheres ficaram as principais secretarias: Saúde e Educação, além da Fundat, que é um órgão auxiliar. Resta à prefeita eleita o desafio da paridade, ou seja, anunciar mais mulheres para os demais órgãos para que haja paridade de gênero em seu governo.

Repercutiu bem os anúncios
A prefeita eleita Emília Corrêa tem encontrado elogios de seus seguidores diante dos nomes anunciados. Não houve, até o momento, nenhuma reação negativa de seus eleitores. Isso é um bom sinal de que as escolhas atenderam às expectativas.

Aumenta a responsabilidade
A aprovação aumenta a responsabilidade de todos os indicados. Será necessário muito trabalho e dedicação para alcançar resultados satisfatórios. Emília já avisou que não escolheria quem não pudesse demitir. Portanto, a equipe precisa focar em resultados.

Eduardo diz que não indicou
O ex-senador Eduardo Amorim revelou em conversa ontem que a ida de sua irmã Edna Amorim para a Educação se deu por uma construção da relação dela com Emília. Edna participou da construção do plano de governo e coordenou atividades da campanha de Emília. Mesmo não tendo indicado, Emília fez um gesto de gratidão aos irmãos Amorim.

Novos concursos em Sergipe
O governador Fábio Mitidieri anunciou na manhã deste sábado, 7, a realização de mais dois concursos. Serão 10 vagas para auditor fiscal e 90 vagas para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Para o SUAS, o anúncio foi feito ao lado da primeira-dama e secretária Érica Mitidieri.

Aliados de Mitidieri em silêncio
Nunca se viu um governo enfrentar tantas crises sem o apoio dos aliados na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Em governos passados, havia uma reação natural e instantânea de deputados da bancada aliada, que usavam a tribuna para rapidamente defender o governador. Hoje, Mitidieri não tem aliados que façam isso. Tudo passa por posições dele, o que, na opinião de muitos assessores, agrega o ônus dos fatos negativos para FM.

Hospital de Campanha: réus absolvidos
A 1ª Vara Federal de Sergipe, sob a condução da juíza Telma Maria Santos Machado, proferiu decisão que absolveu sete acusados, investigados por supostas irregularidades no processo licitatório para a construção do Hospital de Campanha de Aracaju em 2020, durante o enfrentamento da pandemia do Covid-19.

Hospital de Campanha: réus absolvidos II
A denúncia, centrada na contratação emergencial, apontava favorecimento à empresa de Teo Santana e possíveis danos ao erário público. No entanto, a magistrada destacou que não houve comprovação de dolo ou intenção dos acusados em assegurar benefícios indevidos à referida empresa.

Ausência de provas de dano
Segundo a magistrada, o conjunto probatório apresentado pelo Ministério Público Federal não sustentou as acusações. “Diante do acervo probatório trazido aos autos, não se pode concluir que os denunciados […] fizeram-no com o objetivo de assegurar a vitória da empresa Teo Santana”, afirmou Telma Machado. Além disso, frisou que não foram encontradas evidências de enriquecimento ilícito por parte de nenhum dos acusados. Outro ponto de destaque foi a ausência de relatos que indicassem influência ou pressões indevidas no processo licitatório.

Impactos e Repercussão
O caso atraiu atenção desde o início da pandemia, em meio à corrida emergencial para adequar a estrutura de saúde pública às necessidades do enfrentamento à Covid-19. O advogado Fábio Fraga, responsável pela defesa do empresário Teo Santana, comemorou a decisão. “Desde o início das investigações, em 2020, tínhamos a convicção de que o procedimento licitatório seguiu a legislação, não havendo de se falar em dispensa indevida, dano ao erário ou enriquecimento indevido de quem quer que seja. Pelo contrário, o contrato fora cumprido à risca, o que possibilitou, inclusive, que várias vidas fossem salvas em razão do atendimento no HCamp de Aracaju”.

Yandra no Japão
A deputada Yandra Moura esteve, ao longo da última semana, no Japão. Na oportunidade, ela e outros parlamentares brasileiros puderam aprender como o país superou diversas crises, entre elas, o pós-guerra e o tsunami de 2011. A viagem foi em Missão Oficial pela Câmara dos Deputados.

Yandra no Japão II
A Missão teve como principal objetivo a análise da forma como o Japão lida e lidou com as mudanças climáticas. Durante a passagem, os parlamentares brasileiros foram recebidos pela princesa Kako. Jovem de 29 anos, ela é a ‘estrela imperial’ do Japão. Yandra presenteou Kako com a renda irlandesa e explicou que somos os detentores mundiais da arte.

Rodrigo atua por Emília
O deputado federal Rodrigo Valadares se destacou como braço direito de Emília Corrêa na captação de recursos para Aracaju ao longo da última semana. Rodrigo visitou os parlamentares atrás de recursos para garantir a construção do Hospital da Zona de Expansão.

Rodrigo atua por Emília II
“Hoje estivemos em todos os gabinetes da bancada de Sergipe, buscando apoio para Aracaju. Quero agradecer a cada deputado e senador que deixou de lado as diferenças ideológicas para se comprometer com o bem-estar da nossa população”, destacou Rodrigo.

Rodrigo atua por Emília III
Entre os parlamentares que se comprometeram com a pauta estão a deputada Yandra Moura (União), o senador Laércio Oliveira (PP), os senadores Alessandro Vieira (MDB) e Rogério Carvalho (PT), e os deputados Ícaro de Valmir (PL), Fábio Reis (PSD), Thiago de Joaldo (PP), Katarina Feitoza (PSD), Gustinho Ribeiro (Republicanos) e João Daniel (PT).

Sede da Câmara de Vereadores
Em Brasília, o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju buscou recursos para tentar revitalizar o Palácio Inácio Barbosa e atrás dele construir a sede do parlamento. Ricardo Vasconcelos recebeu promessas e saiu confiante de que em 2025 conseguirá o objetivo.

Ricardo Vasconcelos disputa 2026
Uma fonte que esteve com o vereador Ricardo Vasconcelos em Brasília revelou para a Domingueira que, num almoço,  o presidente comentou que pretende disputar as eleições de 2026. O desejo seria a Câmara Federal, sem descartar a possibilidade de vaga na Alese. Ricardo precisa se definir porque as alianças não se formam em cima do pleito.

Ricardo, André e Isac
Na manhã de hoje, os vereadores Isac Silveira e Ricardo Vasconcelos tomaram café da manhã com o presidente do União Brasil, André Moura. No primeiro turno das eleições 2024, eles estiveram juntos no apoio a Yandra. Isac também mira disputar 2026 para Alese, e André Moura quer Ricardo no União Brasil para disputar o que ele quiser.

O Quinto e a OAB
Essa semana, circularam algumas notinhas em blogs e colunas jornalísticas, sempre com o mesmo texto (o que revela que partiram de uma mesma fonte), envolvendo a eleição do Quinto Constitucional (vaga de desembargador do TJ/SE destinada à advocacia). A notícia questionava uma manifestação favorável a um provável candidato a desembargador por dois advogados que estão na comissão especial designada pela Presidência da OAB Sergipe. Gerou polêmica.

O Quinto e a OAB II
O primeiro erro das notinhas começa aí: a comissão tem apenas o objetivo de apresentar à Diretoria a proposta de minuta da resolução que conterá a regulamentação da eleição para o preenchimento da vaga de desembargador do TJ/SE destinada à advocacia. Ou seja: ainda não existe nenhum processo eleitoral. De acordo com as normas internas da OAB, a proposta de resolução será pautada na sessão do Conselho Seccional, que tem o poder de fazer todas as alterações que achar necessárias. Somente após a aprovação pelos conselheiros é que a resolução com as regras da eleição terá validade, e uma Comissão Eleitoral – que atuará de forma isenta – dará início ao processo. Essa é a verdade.

O Quinto e a OAB III
É preocupante ver o processo político da advocacia tomado por desinformação. Desde o processo eleitoral da OAB, o ambiente foi tomado por vídeos apócrifos com ataques à honra de membros do atual grupo que lidera a Ordem. A advocacia deveria dar exemplo!

Diálogos para o Quinto
Os grupos políticos estão se movimentando. Estão ocorrendo muitas reuniões e encontros para formação de alianças com vista a formação da lista sêxtupla que será encaminhada para o Pleno do TJSE. A votação para o Quinto, que não tem a mesma lógica da eleição para a direção da Ordem, exige muito diálogo e composições.

Capital do design brasileiro
Desde a última sexta-feira, 6, Sergipe abriga a realização da 14ª Bienal Brasileira de Design. O evento acontece pela primeira vez no Nordeste. Organizado pela Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADG Brasil), teve início nesta sexta-feira, 6, e acontece até o dia 20 de dezembro no Centro de Convenções de Sergipe, com inúmeras atividades que celebram e fomentam o design brasileiro. Cerca de 5 mil pessoas de várias partes do Brasil devem participar da Bienal.

Captação de eventos
A escolha da capital sergipana é fruto de um trabalho de captação de eventos realizado pelo Governo do Estado. O secretário Especial de Comunicação, Cleon Nascimento, atuou diretamente para que este importante evento viesse para o estado. “É uma satisfação muito grande receber pela primeira vez em Sergipe a Bienal Design Gráfico, e eu particularmente tenho orgulho, porque foi uma captação iniciada pela Secretaria Especial de Comunicação Social. Essa conquista é reflexo do direcionamento da gestão atual com relação às oportunidades geradas a partir da realização de eventos de reconhecimento nacional no estado”, explicou o secretário.

Empregos
Como informado na coluna passada, o governador Fábio Mitidieri participa nesta segunda-feira, 9, da inauguração da distribuidora de produtos hospitalares do Grupo H. Egídio/Equiplex, mais uma empresa prospectada pelo governo estadual com geração de mais empregos diretos e indiretos.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1