Nacional
- Início •
- Blog
Suspensão do X: Moraes dá prazo para que Musk indique representante legal no Brasil
Da Redação
29/08/2024
Foto: Yalcin Sonat / Shutterstock.com
A rede social X (antigo twitter) poderá ter atividade suspensa no Brasil se Elon Musk não indicar um representante legal no Brasil. A intimação foi feita pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quarta-feira, 28, definindo um prazo de 24h para o cumprimento da ação.
A decisão do ministro tem como objetivo garantir que a plataforma respeite as leis brasileiras, que exige representação da rede no país, fechada em 17 de agosto por Musk.
Além disso, também visa fazer com que o X pague as multas impostas após não cumprimento de determinação do bloqueio de perfis que faziam ataques às instituições democráticas.
Em razão do descumprimento, Moraes aumentou a multa diária de R$ 50 mil para R$ 200 mil, até que a medida seja cumprida.
Bilionário crítica e ameaça
Em sua rede social, Musk publicou uma série de postagens críticas ao ministro. Em uma delas, ele escreve o que seria um pedido à ferramenta de inteligência artificial Grok para que gere uma imagem de Moraes como se ele fosse “filho de Voldemort [vilão de Harry Potter] e Sith Lord [vilão de Guerra nas Estrelas]”.
“Esse ‘juiz’ tem repetidamente quebrado as leis que ele jurou defender”, escreveu Musk em outra publicação, feita durante a madrugada. Ele chegou ainda a publicar a imagem de um papel higiênico com o nome “Alexandre” escrito, embora a publicação não possa mais ser encontrada no perfil do empresário.
Uma terceira publicação, dessa vez em tom de ameaça, mostra uma imagem de um homem parecido com Moraes, careca e vestido de toga, atrás das grades e usando algemas. “Um dia, Alexandre de Moraes, essa foto sua na prisão será real. Marque minhas palavras”, escreveu o empresário.
*Com informações da Agência Brasil e G1