Gerente do INSS explica descontos não autorizados e diz que é possível cancelá-los; saiba como

Nesta quarta-feira, 31, o Jornal da Fan entrevistou Ana Márcia, gerente executiva do INSS em Sergipe. Na oportunidade, ela explicou do que se trata os descontos feitos pelo INSS nos benefícios de aposentados, de forma automática, que tem sido motivo de reclamações constantes junto ao órgão.

“ Existem várias possibilidades de descontos consignados nos benefícios do INSS. As pessoas podem contratar empréstimos em instituições bancárias, podem contratar os cartões de crédito, e existem as entidades associativas também, que também podem realizar essa contratação. Essas entidades associativas são associações para aposentados, pensionistas,  ao redor do Brasil, que oferecem alguns serviços para os aposentados”,explicou.

A gerente executiva disse que é possível cancelar a cobrança e detalhou o procedimento.“Caso essas consignações não sejam reconhecidas pelo titular do benefício, aposentado ou pensionista, ele pode solicitar a exclusão através da página consumidor.gov.br. E pode também, através do [aplicativo] Meu INSS, o bloqueio para entidades associativas. Quando você bloqueia o benefício para esse tipo de modalidade, não é possível fazer esse tipo de desconto no benefício do aposentado “.

Ana Márcia reforçou ainda que é possível reaver os valores desses descontos automáticos. “ Eles tem que entrar em contato com estas entidades para solicitar. Administrativamente, através do  consumidor.gov.br. Caso não seja possível, infelizmente só judicialmente”,  ressaltou. 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.