Cidade

  • Início •
  • Blog

"Ontem foram 34 ocorrências, sendo 21 por alagamento", aponta Defesa Civil de Aracaju após fortes chuvas desta terça-feira, 7

Da redação

08/05/2024


Nesta quarta-feira, 8, a Defesa Civil do Estado de Sergipe e Defesa Civil Municipal de Aracaju atualizaram as informações após as fortes chuvas que atingiram a capital e várias regiões do estado na última terça-feira, 7.

Em entrevista ao Jornal da Fan, Major Alisson de Carvalho, superintendente adjunto da Defesa Civil estadual , e Tenente-Coronel Silvio Prado, secretário da Defesa Social e da Cidadania fizeram um balanço das ocorrências. De acordo com o Major Alisson, choveu cerca de 100mm das 2h às 6h da manhã em todo o estado.

“Esse volume de chuva chega muito forte em um intervalo muito curto de tempo e atinge os municípios. A gente está acostumado a ver isso aqui na capital (alagamentos), a mesma coisa acontece nos rios que cortam Sergipe. Como o volume de chuva ocorreu em todo estado, eleva o nível dos rios. Nós tivemos situações em Riachuelo, Maruim e Laranjeiras, onde foi necessário ativarmos o gabinete de crise destes municípios”. Em Riachuelo, o transbordamento do rio Sergipe causou alagamento de ruas na zona urbana do município. Já em Laranjeiras, o transbordamento do rio Cotinguiba resultou em inundações em  algumas áreas. O rio Ganhamoroba, em Maruim, e o rio Piauitinga, em Estância, transbordaram e ocasionaram alagamentos.

“A partir das 11h da manhã, a chuva passou,  a água baixou e a situação normalizou no início da noite”, finalizou o Major Alisson de Carvalho.

Por sua vez, o Tenente-Coronel Silvio Prado, secretário da Defesa Social e da Cidadania, detalhou a situação em Aracaju. ” No dia de ontem foram 34 ocorrências, sendo 21 de alagamento. Os eventos estão cada vez mais intensos, resultado das mudanças climáticas, e cada vez nós estamos tendo chuvas intensas com frequência maior”. Ainda de acordo com o superintendente, só nesta terça-feira choveu 120mm, o que representa cerca metade de todo volume esperado para o mês de maio.

“Nós tivemos uma concentração de chuva muito grande no início da manhã, com maré alta de 2,2m, e isso possibilitou que o impacto fosse maior nesse período do dia. Por volta das 10h30 a chuva passou, com a maré seca e a drenagem desobstruída,  houve o escoamento da água”, explicou Silvio Prado.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1