Cidade

  • Início •
  • Blog

Sete municípios estão em situação de emergência em Sergipe; um pelas chuvas e seis pela seca

Da Redação

19/05/2024


Dos sete municípios sergipanos que, atualmente, estão com decreto de situação de emergência homologado pelo Governo do Estado, seis estão por conta da seca e estiagem, e o município de Laranjeiras, no Território da grande Aracaju, em razão do alto índice de chuvas ocorridas nas últimas semanas.

Por conta das chuvas acima da média, o Rio Cotinguiba transbordou causando o alagamento de vias públicas no centro da cidade, dois povoados e um conjunto residencial, resultando em 48 pessoas desalojadas e 80 indiretamente afetadas.

Para ser colocado em estado de emergência pelo Governo do Estado, o município deve atender alguns critérios da Portaria de nº 260 do Governo Federal, a exemplo de relatório fotográfico, de danos humanos e materiais, bem como o relatório de prejuízos públicos. Após isso, a Defesa Civil Estadual encaminha um parecer técnico ao Governo do Estado, que homologa o decreto de situação emergencial. 

O município de Maruim, também muito afetado pelas chuvas, decretou situação de emergência. O pedido ainda está em análise e segundo o superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Luciano Queiroz, há ausência de dados importantes para seguir com a solicitação de estado emergencial. 

“Recebemos da gestão local a solicitação via sistema eletrônico, porém, no processo de avaliação constatamos a ausência de alguns elementos necessários, a exemplo dos relatórios de assistência social e de gastos do município. Informamos as pendências para que elas sejam solucionadas, e com os critérios atendidos, de acordo com a portaria, encaminharemos o parecer para o Governo do Estado”, explicou. 

Seca e estiagem

Nos territórios do agreste central e centro sul sergipano, os municípios de Carira, Frei Paulo, Nossa Senhora Aparecida, Poço Verde e Tobias Barreto, respectivamente, permanecem com o decreto de situação de emergência vigente, em razão da seca e estiagem, cuja duração é de 180 dias. Já o município de Nossa Senhora da Glória, no alto sertão sergipano, terá a vigência concluída na próxima segunda-feira, 20.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1