Domingueira

  • Início •
  • Blog

Quem é mesmo laranja? Os duvidosos usam a acusação como estratégia

Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios

11/02/2024


Nada contra a concorrência, ela é salutar e importante. Enquanto líder do Jornalismo da FAN FM, busco conduta ética com os colegas de outras emissoras. Além de citar as fontes quando a informação é delas, costumo me relacionar em encontros sociais e ter bom diálogo com os colegas de profissão.

Prego e ponho em prática a necessidade de um novo tempo no rádio sergipano. Por isso, tenho propriedade para criticar a ação da neófita no mercado, a Mega FM.

Se há uma guerra mercadológica entre ela e a SIM FM, emissora que faz parte do grupo que componho, que se resolvam entre eles. Atacar a FAN, que democraticamente se comporta para rebater a rival, e ainda mais, atingir a honra de empresários sérios e renomados, é vil e demonstra falta de caráter.

E comprovo nossa postura democrática. Na quarta-feira, dia em que fomos atacados na Mega FM, estávamos com agendamento de entrevista com o senador Rogério Carvalho em Brasília, mantivemos a agenda, fizemos entrevista com o senador e publicamos. Aqui não há fígado no comando, há cérebro, há ética e não beligerância.

Estamos no ar sob nova direção desde 2017. Desde então, nunca tivemos qualquer tipo de questionamento à nossa legalidade e à lisura de nossas concessões. Quando a Mega, que tem processo polêmico e para alguns duvidoso, nos coloca sob dúvida, fica claro que é a ação desesperada de quem, talvez, se encurralou em seu próprio método de ação.

Vejamos, a FAN e a SIM foram compradas do empresário Gilton Andrade, antigas Liberdade e Ouro Negro. Processo de negociação acompanhado de forma transparente por toda sociedade.

A Mega FM ao contrário, desde sua nascença resguarda rumores de supostas trapaças. Segundo informações, o renomado e querido profissional do rádio, Joe Feitosa, era o proprietário da Mega. Sukita, que é compadre de Joe, o convenceu a incluí-lo no contrato. Passado algum tempo, Joe foi misteriosamente retirado do contrato por parentes de Sukita. São tantos detalhes cabulosos, que Joe promete em breve relatar publicamente.

Se Joe comprovar o que diz, é caso de queda de ministro e de um escândalo a atingir o governo Lula. Na prática, será um escândalo patrocinado por senador petista, já que o próprio admitiu atuação política para liberação.

Entre problemas burocráticos e jurídicos, foram 13 anos sem autorização de funcionamento. Conte nesse lapso de tempo, o período de prisão de Sukita, hoje aliado fiel de Rogério Carvalho, aliás, um casamento admirável, visto que o senador também já esteve quase inelegível, mas isso é outro detalhe e para outro momento.

Do nada, após o PT retomar o poder, com auxílio político publicamente assumido do senador Rogério Carvalho, a emissora conquista autorização de funcionamento. A sorte política foi auxiliada pela chegada de um desprendido empresário.

Na verdade, um visionário. Afinal, segundo informações, quem tem contrato com grandes conglomerados empresariais, a exemplo do Itaú e da Globo, e domina as táticas da Meta, a super Bigtech, e se dispõe a vir abrir um negócio no interior do menor estado do Brasil, e sendo esse negócio com Sukita, deve ser mais do que reverenciado. A Alese precisa urgente lhe conceder título de cidadão sergipano.

Os ataques à Fan FM me permitem trazer questionamentos mais complexos sobre a Mega. Os anteriores expostos, são apenas algumas da nuances de um roteiro que põe, como disse, dúvidas não só na legalidade, mas na relação entre o senador e a emissora.

Então vamos lá, já que é para tirar a dúvida de quem seja ou não laranja, perguntar não ofende: a Mega e seus sócios poderiam esclarecer, qual deles aportou os milhões para a liberação da outorga? Qual deles aportou os milhões para a compra dos sofisticados equipamentos que a emissora adquiriu? Quem pagou a banda Calcinha Preta e toda estrutura da estreia?

Segundo fala do senador Rogério, no dia da inauguração, a Mega chega afirmando que levará shows aos municípios. Como se darão esses eventos? Todos pagos com recursos da emissora ou será que as prefeituras contratarão as atrações intermediadas pela nova rádio? Corremos o risco de ter uma segunda máfia dos shows? Repito, perguntar não ofende!

É lamentável precisar tomar a iniciativa de reagir e formular tais questionamentos. Mas se a Mega, para se defender, precisa atacar sem fundamentação real, precisa ter a consciência de que do outro lado não há “meninos”, no sentido de que não somos inocentes. Pela leitura dos vídeos expostos em redes sociais, não foi difícil identificar quem manda e desmanda na emissora.

Na FAN FM seguiremos ouvindo a todos, inclusive o senador Rogério, e criticando a todos. Doa em quem doer. E não será a intransigência sentida nos bastidores de gabinetes em Brasília, que nos amedrontarão.

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

NOTAS DA SEMANA

Márcio segue bem
O ministro Márcio Macedo segue com boa relação com o presidente Lula e com o staff do Governo. Na última semana, na quarta-feira, seríamos recebidos por ele em Brasília, mas infelizmente a entrevista foi cancelada porque Márcio foi convocado na terça pelo presidente, para viajar ao Rio. A agenda só permitiu a entrevista na quinta-feira, final da tarde.

Prefeitos em Brasília
Durante a semana, pudemos observar a presença, em Brasília, dos prefeitos de Dores, Mário da Clínica, e de Santo Amaro, Paulo César. Também esteve por lá a prefeita de Monte Alegre, Nena de Luciano. Todos percorrendo gabinetes em busca de emendas.

Capitão Samuel disputa
O ex-deputado estadual e suplente de deputado federal, Capitão Samuel, também esteve em Brasília e manteve reuniões com o deputado Thiago de Joaldo e com o governador Fábio Mitidieri. Samuel revelou que deve disputar vaga na Câmara de Aracaju em 2024, atendendo convocação de Thiago.

Laércio levou Fabiano
O senador Laércio Oliveira levou o vereador e pré-candidato a prefeito de Aracaju, Fabiano Oliveira, a ser conhecido pelas maiores lideranças do Progressistas. Eles foram recebidos pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, e pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Fabiano também foi atendido pelo governador Fábio Mitidieri.

Katarina e Kassab
A delegada e deputada federal Katarina Feitoza fez a principal movimentação da semana. Esteve, sem intermediários, com o presidente do PSD, Gilberto Kassab. De São Paulo, saiu mais pré-candidata do que nunca. Em Brasília, ela seguiu a agenda de diálogos e deve intensificar este fim de semana. Está disposta a convencer Edvaldo de que ela é o melhor nome para unir o agrupamento.

Yandra e Alessandro
A deputada Yandra Moura e o senador Alessandro Vieira dividiram o mesmo espaço durante um bom tempo, na última terça-feira. O fato ocorreu na sede da Representação de Sergipe em Brasília, onde não trocaram mais que um boa tarde. Na segunda-feira, Alessandro fez duras críticas à pré-candidatura da parlamentar.

Nitinho prestigiado
O agora deputado federal Nitinho Vitale foi muito prestigiado em sua posse. Pessoas de sua relação pessoal e política, pagaram passagem do próprio bolso para testemunhar o momento histórico de sua posse na Câmara Federal.

Nitinho prestigiado II
Além de acompanhar Nitinho em sua posse e na primeira visita ao gabinete, os amigos fizeram, coletivamente, uma visita ao plenário da Casa e tiraram diversas fotos com o Nitinho.

Nitinho prestigiado III
O ‘surfista’ é tão querido, que a recepção aos amigos na noite da quarta-feira ocorreu em um restaurante, que fica localizado em uma das melhores regiões de Brasília e o deputado não teve despesa com nada. Tudo pago pelos amigos.

Danielle em Brasília
Brasília foi a capital dos pré-candidatos a prefeitura de Aracaju durante a última semana. Outra que esteve na capital federal foi Danielle Garcia. Ela cumpriu agenda com o deputado federal e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e com a ministra Simone Tebet. Nas duas oportunidades, foi apresentada como pré-candidata a prefeita de Aracaju pelo MDB. Danielle evitou comentar sobre os encontros.

Thiago de Joaldo focado
Com atuação equilibrada e voltada para resultados, o deputado federal Thiago de Joaldo tem plantado sementes para seguir com trajetória independente. O parlamentar está focado em apor aliados e fazer o maior número possível de prefeitos e vereadores para pavimentar sua reeleição.

Márcio e Eliane querem Rogério
Os petistas Márcio Macedo e Eliane Aquino querem Rogério Carvalho na disputa pela Prefeitura de Aracaju. Eles acham que o senador tem melhores condições de representar o partido no pleito de 2024. Rogério refuta.

Federação pode não aprovar
Hoje, o PT não depende de vontade própria para ter uma candidatura. O partido está em federação com o PCdoB e o PV. Para aprovar o nome escolhido nas prévias, precisará convencer as demais agremiações. Há quem aposte que o nome de Candisse Carvalho não passe no crivo do PCdoB e do PV.

Pós-Carnaval na Barra
Circula a informação de que após o carnaval, mais uma dissidência pode ocorrer no grupo do prefeito Alberto Macedo na Barra dos Coqueiros. Após o Progressistas, a vez seria do ex-prefeito Gilson dos Anjos. No União Brasil, Gilson poderia indicar o vice de Airton Martins, pré-candidato a prefeito pelo PSD.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1