Cidade

  • Início •
  • Blog

Gestante com morte encefálica tem parto realizado em Sergipe; órgãos da jovem também foram doados

Da redação

09/05/2024


Foto: Flávia Pacheco

Uma gestante de 20 anos que teve a morte encefálica confirmada no mês passado teve o parto realizado nessa última quarta-feira, 8. Os órgãos dela também foram doados.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o caso é considerado raro no mundo. No Brasil, existem relatos de apenas cinco casos na literatura científica.

Segundo a pasta, a grávida de aproximadamente 22 semanas deu entrada no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) no dia 17 de abril, com uma grave lesão no crânio provocada por arma de fogo. Em menos de uma semana após a internação, no entanto, houve a morte encefálica da paciente.

A partir daí, os médicos do hospital iniciaram outro processo para garantir a continuidade da gestação e salvar a vida do bebê. 

“Ao percebermos a gestação, verificamos a viabilidade fetal e fizemos um esforço conjunto de toda a equipe para que, além da manutenção dos sinais vitais da mãe, pudéssemos manter a gestação até o momento em que fosse viável realizar o parto”, explicou o coordenador do eixo crítico da unidade, o médico José Edvaldo.

O parto estava previsto para esta quinta-feira, 9, mas a paciente apresentou alterações nos exames de ultrassonografia e a equipe médica do Huse decidiu antecipar o procedimento após a realização de protocolos específicos para garantir a segurança da mãe e do feto.

A paciente foi transferida para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e a criança nasceu prematura de 26 semanas, de parto cesárea e pesando 580 gramas. Apesar da prematuridade, a bebê tem quadro de saúde estável.  

Doação de órgãos

Após autorização da família da jovem, foi feita a captação de órgãos da paciente, com destinação prevista para os estados de Pernambuco e Ceará.

“Disponibilizamos os órgãos para a Central Nacional de Transplantes e foi aceito o fígado para Pernambuco. Então, a Força Aérea Brasileira disponibilizou uma aeronave para levar esse fígado para Recife. Já os rins, após a elaboração da logística, será possível a destinação do rim esquerdo para o Ceará e o direito também para Pernambuco. As córneas serão transplantadas aqui mesmo em Aracaju”, informou o coordenador da Central de Transplante de Órgãos de Sergipe, Benito Fernandez.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1