Domingueira
- Início •
- Blog
Rogério mira Aracaju, faz agenda na capital e aliados querem aproximar ele de Edvaldo
Por Narcizo Machado e colaboração de Gabriel Jesus
20/08/2023
Até que as definições cheguem no prazo das coligações e as movimentações dentro do prazo de filiações em abril do próximo ano apontem um cenário mais claro, as especulações dominarão os bastidores. Edvaldo já disse que vai escolher, ouvirá a todos, inclusive a sociedade, e escolherá um nome que tenha o perfil que ele entende ser o necessário para dar continuidade ao seu projeto para a capital. A preferência de Nogueira deve ser por um político com capacidade de gestão, ou gestor com habilidades políticas. Equação não parece fácil. Agradar a todo agrupamento governista parece ser caminho quase impossível.
Vamos deixar 2024 e já falar em 2026 para relembrar a informação exclusiva que trouxemos no Jornal da Fan: o governador Fábio Mitidieri já sinalizou para Lula que quer o retorno da aliança com o PT e se mostrou entusiasta da candidatura de Márcio Macedo ao Senado. Como reagiu o presidente?
Respondo como minha mãe odiava, com uma pergunta.
Com a relação pessoal, de confiança e política que Márcio construiu com Lula, como você acha que deve ter sido a recepção?
Fora isso, Fábio atuará para que o PSD esteja no palanque apoiando a reeleição de Lula. Hoje o partido tem três ministérios, mas está também no Governo de São Paulo com Tarcísio de Freitas.
Essa conjectura de 2026 não passa por 2024 necessariamente, todavia, já há quem defenda que haja elo entre as duas eleições e que Edvaldo seja a conexão para o PT fazer uma inflexão e se tornar novamente governista. Já tem aliados trabalhando nisso.
Do outro lado, há setores próximos a Rogério Carvalho atuando para reaproximar o senador do prefeito Edvaldo Nogueira. Em Brasília, na última semana, o clima do encontro foi muito positivo.
Seria uma espécie de reencontro histórico. Em 2012, Rogério queria ser candidato a prefeito, mas Edvaldo não concordou e Valadares Filho foi o escolhido. Déda contornou a situação com o PT.
Será que Edvaldo estaria disposto a isso? Quais as motivações para convencê-lo?
A chancela do PT para que sejam ele e Márcio os nomes do Senado em 2026?
Difícil identificar neste momento se o agrupamento governista veria esse passo como fundamental para Fábio Mitidieri, que não teria Rogério Carvalho em 2026 como adversário e se o próprio Fábio visualiza essa articulação como necessária.
Quanto a Rogério Carvalho, dizem já ter percebido a movimentação nacional para colocar Márcio na disputa da majoritária. Sabedor da relação de Lula, Márcio e Fábio, o senador deve observar o volume de investimentos anunciados, e ver como compreensível a união nas próximas eleições gerais.
Se passos dados podem servir de sinalização, fica o registro da presença de Rogério Carvalho ontem no bairro Santo Antônio. Nas redes sociais, ele aparece fazendo compras, posando para cliques com muitos sorrisos e dialogando com o povo. A cena é em uma das maiores e mais tradicionais feiras livres da capital.
Dando tudo certo no campo das articulações, o mais importante é saber a visão “dos russos”. Não esqueçam de combinar com os eleitores.
NOTAS DA SEMANA
Notícia-crime
Rogério Carvalho apresentou notícia-crime contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo o senador, após o depoimento de Walter Delgatti Neto, há risco de Bolsonaro querer fugir do país. O pedido é que o passaporte seja apreendido.
Casa de farinha
Arauá vai receber um projeto piloto de uma casa de farinha. A ação ocorrerá em parceria com a UFS e será viabilizada através de uma emenda de R$ 1,5 milhões do senador Rogério Carvalho.
Provocou Georgeo
O governador Fábio Mitidieri provocou o deputado estadual Georgeo Passos, que é líder da oposição. Durante ato em Moita Bonita, Fábio disse esperar ter o voto de Georgeo um dia, fez elogios ao parlamentar e disse que opositor respeitado pode se tornar aliado.
Georgeo respondeu
Esperto, o deputado Georgeo Passos tratou de dizer que não tem interesse em mudar de lado nesse momento. “Continuarei fazendo oposição com responsabilidade, fiscalizando as ações do governo, bem como apontando eventuais erros com sugestões para consertá-los”.
Sairá do papel
O Programa Primeiro Emprego sairá do papel. Esta coluna e o Jornal da Fan cobraram com veemência o cumprimento desta promessa de campanha. O lançamento será amanhã, às 9h, no Teatro Atheneu. Os valores investidos, número de jovens beneficiados e período de execução serão detalhados na coletiva.
Érica em Harvard
A primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Erica Mitidieri, esteve na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para participar da 10ª edição do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância. “É um momento muito importante, estamos tendo diversos diálogos focados na construção das políticas públicas voltadas à Primeira Infância e à importância do desenvolvimento infantil. Esse olhar, essa atenção que venho tendo como guia na minha gestão, e estamos trabalhando para consolidar uma política estadual forte e efetiva”, relatou Érica com exclusividade para Domingueira.
Problemas em Poço
Segundo o vereador Vado Gavião, a cidade de Poço Redondo passou a viver problemas após a campanha de 2022. O filho do ex-prefeito Júnior Chagas, Fábio de Júnior Chagas, foi candidato a deputado estadual. “Os problemas apareceram mais ainda, com gravidade. Questão de atraso de pagamento, não tinha na época das eleições. Não acontecia de frequentemente atrasar fornecedores, os servidores contratados. Após as eleições, os problemas chegam”, disse o vereador em entrevista ao Jornal da Fan.
Problemas em Poço II
De outro Poço, desta vez o Verde, vem a informação de que a cidade vive um caos. “Totalmente diferente do que as redes sociais do prefeito mostram”, relata a fonte. Esta semana teremos uma entrevista sobre a cidade no Jornal da Fan.
Não faz substituto
De Estância vem a informação de que o prefeito Gilson Andrade deverá ter dificuldade para fazer seu substituto. O motivo, segundo aliados, seria a falta de habilidade dele em fortalecer o grupo. Há movimentações de candidaturas na oposição que estão se fortalecendo. A avaliação é que a dedicação na política não é a mesma que o prefeito teve em sua reeleição.
Lançamento foi sucesso
O professor Fábio Azevedo lançou, na última sexta-feira, seu livro ‘Não queime seu filme em 2030’. Ele aborda os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho e de forma prática traz dicas para que cada pessoa busque aproveitar a chegada da revolução tecnológica. Tenha mais informações no Instagram @fabioazevedoifaz.
Talysson em Areia Branca
Está cada vez mais forte a tendência de que o ex-deputado estadual Talysson Costa lance candidatura em Areia Branca. Pesquisas estão lhe dando muita motivação. Muitos aliados do prefeito Alan dizem que a cidade precisa se livrar de forasteiros. Aliados de Thalysson respondem que é preciso o prefeito listar seus secretários que são de fora do município. A disputa vai ser boa.
Adailton e Valmir isolados
Duas pesquisas de institutos diferentes apontam larga vantagem de Adailton Souza e Valmir de Francisquinho na disputa de 2024 em Itabaiana. Adailton lidera com quase o dobro dos adversários e quando o nome é Valmir, a distância é ainda maior, quase imbatível. O grupo só deve definir o nome no próximo ano. As informações são do Blog de Anderson Cristhian.
Pesquisa em Socorro
Amanhã, o Jornal da Fan publica uma pesquisa exclusiva com o cenário da disputa em Nossa Senhora do Socorro. Intenção de votos, rejeição e disputas diretas entre nomes. Será que há nomes isolados? Será que há nomes patinando? Aguarde!
Livro de Henrique Prata
O empresário Henrique Prata esteve em Lagarto, na sede do Hospital Amor. Na oportunidade, a Academia Sergipana de Medicina fez homenagens ao avô dele, Ranulfo Prata. Ele lançou seu mais novo livro ‘Parque dos Lobos’. Empresários e a alta elite da medicina estiveram presentes. A classe política compareceu, entre eles o senador Rogério Carvalho, os deputados Gustinho Ribeiro e João Daniel, a deputada estadual Aurea Ribeiro e o prefeito Marcos Santana. Ficou notória a ausência de membros do grupo governista.
CPI em Canindé
Nos bastidores da política de Canindé se comenta muito sobre o desconhecimento dos vereadores proponentes quanto à composição da comissão. Os parlamentares estavam perdidos. Parece que a proposta teve apenas o objetivo de continuar desestabilizando a política local.
Obras inacabadas
Em Cristinápolis, o vereador Landinho tem denunciado obras inacabadas. Em vídeo, o vereador mostra uma escola e um necrotério. Apoiadores do prefeito Sandro de Jesus gravaram vídeo em resposta para mostrar que as obras não estariam paradas. Segundo Landinho, as obras só foram retomadas após suas denúncias. A gestão segue em clima de instabilidade.