Domingueira

  • Início •
  • Blog

Marcelo Sobral pode ser sinal de uma classe política insensível e elitista

Por Narcizo Machado

06/08/2023


Parece que 2023 vai acabar muito, mas muito mal para a classe política. Como se não bastasse o fato de que quase nada é discutido em profundidade, os parlamentares sergipanos ainda se dignam a fazer gestos ou falas que denotam insensibilidade e uma cultura elitista.

Precisa recordar qual o primeiro dos fatos que corroboram essa desconfiança? Acho que não! Afinal, com 92 anos de idade e mais de 60 de carreira, o mestre da comunicação merecia uma homenagem. Pena que as cenas do Silvio Santos de Sergipe foram humilhantes para uma população pobre e frágil na formação política.

Para ampliar mais ainda, vem o deputado estadual Marcelo Sobral e com um certo ar de “quem tiver seus problemas que se lixe”, diz que servidores insatisfeitos com reajuste do Ipesaúde podem optar pela migração para planos privados. Na afirmativa está errado? Não! É fato! Não é uma taxa obrigatória, é optativo a filiação ao benefício, contudo, mostra indiferença, “se virem”.

Como cidadão que anualmente paga reajustes para cinco planos de saúde, que paga coparticipação, e que, ainda assim, não consegue acesso aos melhores profissionais, sugiro que os servidores não inflem o SUS e não queiram a humilhação dos privados. Claro, digo os que puderem. Não digo isso, batendo de ombros como fez o deputado. Digo com a empatia de quem sabe o quão sempre é doloroso ter aumento de despesa sem aumento de receita.

Marcelo Sobral parece ser membro de uma elite política insensível. Que mesmo quando diz algo que não queria dizer, revela seus mais impróprios pensamentos. Algumas pessoas, digo algumas pelo óbvio, há exceção, que na vida nascem em berço de ouro, não sabem o que é ter dificuldades e a maior das aflições é a birra entre o carro e a viagem internacional, focam forjadas na indiferença, na insensibilidade e no elitismo de achar que todos que não estão no mesmo nível financeiro e econômico é porque não fizeram por onde merecer.

Amor e empatia com a população?

Só em 2026.

Sabe por que, não é?

NOTAS DA SEMANA 

Emanuel e Fábio Mitidieri
O encontro entre o empresário Emanuel Oliveira e o governador Fábio Mitidieri é uma demonstração de maturidade política e postura republicana. Emanuel sempre foi amigo e aliado de Rogério. Em 2022, quase foi vice e esteve na chapa do Senado com Valadares Filho, como segundo suplente. Divergências superaras com foco no futuro e em Sergipe.

Emanuel e Fábio Mitidieri II
O fato se deu para visita às obras do Shopping Praia Sul, localizado na Zona de Expansão de  Aracaju, a região que mais cresce na capital. O empreendimento será inaugurado no próximo ano e contará com 198 lojas, entre elas as principais âncoras. Além disso, terá um edifício para salas comerciais acoplado, com 105 salas. É o Centro Empresarial Aloísio Abreu de Lima. “Uma homenagem a um grande amigo querido e que acreditava muito em mim desde a minha juventude”, justifica Emanuel. O centro empresarial deverá incrementar o fluxo de pessoas e tornar a praça comercial, em muito pouco tempo, na maior praça de circulação de pessoas por metro quadrado.

Renan Filho destaca investimentos
Em sua passagem por Sergipe na semana passada, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou o aumento de investimentos no estado. Segundo ele, Sergipe recebeu em 2022 R$ 70 milhões para aplicação em obras e manutenção das estradas. Só em 2023 serão R$ 300 milhões. A meta é entregar a BR-101 no próximo ano e começar as obras da BR-235, que já terá projeto licitado em setembro deste ano.

Laércio relata
O projeto que autoriza a Prefeitura de Aracaju a contrair empréstimos ao BRICS está tramitando no Senado e terá como relator o senador Laércio Oliveira. Laércio trabalhou no parlamento para ter a relatoria e conseguiu. Mostra sua boa penetração junto à cúpula.

Laércio e a eleição na Barra
O Senador Laércio Oliveira (PP-SE) reuniu correligionários na manhã de ontem para discutir os rumos do Progressistas na Barra dos Coqueiros. Ficou acordado que a presidente municipal do partido, Glória Sena, fará a condução da política no município. Ela reafirmou a importância da unidade e explicou que qualquer decisão, como sempre, será tomada em comum acordo com todos. “Discutimos o fortalecimento do PP“, disse Glória.

Laércio e a eleição na Barra II
Laércio sempre foi muito bem votado na Barra dos Coqueiros e tem serviços prestados à população. Na ocasião, ficou acordado que uma nova reunião seria marcada no próprio município com a presença da ex-senadora Maria do Carmo, que também é filiada ao Progressistas. Também participaram do encontro o vereador Sérgio Souza, o secretário de Indústria e Comércio, Thiago França, pré-candidatos da eleição passada e os formadores da chapa no diretório municipal.

Como assim?
O PP tem um secretário na gestão e não sabe ainda se apoiará à reeleição do prefeito Alberto Macedo? Procurado para se posicionar sobre o fato, o prefeito Alberto Macedo informou com exclusividade para a Domingueira que irá procurar a presidente Gloria e o senador Laércio Oliveira para entender a posição. Segundo informações, a pretensão do PP é a indicação de um nome para vice na chapa de Alberto que deve buscar à reeleição.

Danilo na Barra
O pré-candidato a prefeito da Barra pelo PT, Danilo Segundo, fez um ato com fogos e muita comemoração pelo resultado da pesquisa do Instituto Padrão que lhe colocou na segunda colocação na disputa em 2024. Foi uma salva de fogos ao lado dos moradores.

Danilo quer vice de Edvaldo
A intenção de Danilo é que o PDT de Edvaldo indique seu vice. Ele avalia que tem um grande cabo eleitoral que é Lula, de quem é genro, e que a imagem de Edvaldo de bom gestor agrega credibilidade na formação de sua chapa.

Turismo valorizado
O estande de Sergipe na 25ª Feira de Turismo Avirrp, que ocorreu sexta-feira e ontem, em Ribeirão Preto (SP), chamou a atenção pela modernidade e as belezas turísticas do estado mostradas aos visitantes. Os olhares de guias de turismo e empresários do segmento se voltaram para o espaço erguido no pavilhão da feira, que mostrou aos participantes um pouco da experiência de viver Sergipe e todas as suas potencialidades. O espaço foi, inclusive, classificado por muitos como o mais bonito e bem estruturado do evento, realizado pela Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (Avirrp).

Sergipanidade.com.br
Lançado em 10 de junho, o site Sergipanidade é a mais nova plataforma digital que tem, por objetivo, explorar os mais diversos destinos turísticos e culturais de Sergipe e compartilhar experiências dos turistas nesses locais. O projeto tem em sua equipe o experiente publicitário e profissional de marketing Chiquinho Ferreira; a jornalista e especialista em social mídia Monique Costa; o jornalista Luiz Sérgio Teles e o designer  e programador Wesley Santos. Parabéns a todos e muito sucesso.

Reis, caçamba, Salgado e Gustinho
Circulou, durante os últimos dias, um vídeo que mostra uma caçamba de propriedade da Prefeitura de Salgado transportando areia para uma propriedade particular ‘Santa Terra’. O empreendimento é de propriedade do secretário Sérgio Reis. Gustinho e aliados trataram de cobrar providências contra Sérgio e o prefeito de Salgado, Gilvanildo. Caso comprovado, o caso pode ser tratado como improbidade administrativa.

Reis, caçamba, Salgado e Gustinho II
O prefeito Gilvanildo (PT) alega que não autorizou qualquer uso indevido da caçamba. Informou que o motorista que é efetivo e aliado do ex-prefeito Duílio foi chamado a dar explicações. Já Sérgio Reis alega que, apesar da placa, a propriedade não lhe pertence mais, foi vendida em 2022 e que pediu à assessoria jurídica para processar todos os portais que publicaram a informação.

Guerra de Lagarto
Lagarto é um município que poderia não ser vítima e sim beneficiário da existência de vários grupos políticos fortes. A cidade, que tem a UFS, Hospital Universitário, parque de vaquejada, Hospital do Amor, hotel em construção, etc, não merecia ter queda populacional e ficar na berlinda da guerra entre grupos políticos tradicionais. Se unam republicanamente! Lamentável!

Bruno Melo na ‘airfryer’
Antigamente quando se falava de ‘queimar’ um nome, se usava o termo ‘fritura’. Hoje, com a modernidade, vamos usar a fritadeira elétrica como figura ilustrativa, já que nela o processo é lento. Assim foi a semana para o promotor Bruno Melo. Setores da imprensa divulgaram que ele é o nome do governador Fábio para substituir Edson Ulisses, na vaga destinada ao MP no colegiado de desembargadores do Tribunal de Justiça de Sergipe. 

Vaga do MP no TJSE
O claro objetivo de ‘queimar’ Bruno ficou evidente quando a informação circulou em mais de um veículo de comunicação. O processo de substituição nem foi aberto ainda. Edson Ulisses deve comunicar aposentadoria nos próximos dias, só após isso se deflagra um processo que não depende única e exclusivamente do governador.

Vaga do MP no TJSE
Após a aposentadoria de Edson Ulisses, primeiro se abre o processo de habilitação, quem quer concorrer a indicação se inscreve. Na sequência o Colégio de Procuradores indica uma lista sêxtupla que é encaminhada ao Tribunal de Justiça. O Pleno define da sêxtupla, uma lista tríplice, que é encaminhada ao governador para escolha do novo desembargador ou desembargadora.

Ausência de mulheres
Um grande questionamento é o seguinte: o MP, que é defensor do protagonismo feminino na sociedade, formará uma lista sem a presença de uma mulher? Seria uma incoerência das grandes.

Bomba
Uma informação cairá como uma bomba na classe política. A previsão é que o fato ocorra até o final da semana. Tudo indica que o jogo político pode mudar em Sergipe. Aguardemos…

Sogra de Neto Batalha
A sogra do deputado estadual Neto Batalha (PP) foi escolhida como pré-candidata à Prefeitura de Itabi. Enid de Dona Lica foi aclamada pelo agrupamento. O atual prefeito da cidade, Júnior de Amintas, desistiu de disputar à reeleição.

Luciano contesta
O presidente da Deso, Luciano Goes, contesta a informação de que a contratação de uma empresa de consultoria seja um caminho sem volta para a privatização da Deso. Segundo Luciano, ao contrário do divulgado, a FIA, Fundação Instituto de Administração, não é contrato novo. A publicação no Diário Oficial teria sido apenas uma renovação para continuidade dos estudos de viabilidade da empresa, além do que a instituição tem por missão destinar um olhar minucioso nos dados apresentados pelo BNDES.

Elder na Barra
Com atraso, a Domingueira saúda o radialista Elder Santos pela contratação junto a Prefeitura de Barra dos Coqueiros na função de Porta-voz. Elder se mostrou para o mundo profissional quando exerceu esta função em Pirambu. Apesar de jovem, ele tem vasta experiência. Boa sorte!

Violência em Riachão
Aliado da prefeita Simone Andrade, Ivan Souza, já foi alvo de ataque físico, levou um soco tempos atrás. Este fim de semana voltou a ser alvo de ataque e novo prejuízo, desta feita no campo material. Segundo informações preliminares, homens em uma moto teriam propositalmente danificado a pintura do seu veículo, com algum componente químico ainda não identificado. Ivan tomou a atitude como um ‘aviso’.

Simone vai à SSP
A prefeita Simone Andrade vai pedir audiência com o secretário João Eloy para cobrar atuação firme da SSP na investigação. Segundo fontes, a prefeita acredita que o ataque a um aliado seria uma estratégia de intimidação praticada por seus adversários políticos na cidade.

Até quando?
A Embrapes é a empresa de terceirização de mão de obra que mais dor de cabeça apresenta para as gestões em que serve. Funcionários atestam desde 2020 atrasos de salários e ausência de pagamento de FGTS. Como sempre dissemos no Jornal da Fan, é a empresa “que tudo pode”. Parece estar em terra sem lei ou bem protegida.

Cresce pró Zezinho
Há um movimento nos bastidores da sucessão de Edvaldo Nogueira, de lideranças políticas importantes do agrupamento em prol de Zezinho Sobral como nome de unificação de toda a base. Será que vinga?

Luiz Roberto de volta a PMA
Uma fonte próxima ao prefeito Edvaldo Nogueira revelou a Domingueira que o prefeito pode optar em trazer Luiz Roberto de volta para sua equipe na PMA e indicar outro nome para a Sedurbi. A intenção seria a de definitivamente tentar construir Luiz como candidato a prefeito.

Luiz Roberto de volta a PMA II
É especulação. Não checamos com Edvaldo se procede. Mas, seria a repetição de estratégia já adotada por outros prefeitos da Grande Aracaju, que ‘colaram’ em seus nomes escolhidos e estão monitorando por pesquisa a viabilidade dos mesmos.

São Cristóvão será sede
Através de suas redes sociais, o prefeito Marcos Santana anunciou que São Cristóvão será sede, em 2024, do 11° Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turisiticas e Patrimônio Mundial. A edição deste ano ocorreu em Paraty(RJ). Durante o evento, Marcos fez explanação das suas ações à frente da prefeitura.

 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1