DOMINGUEIRA
Por Narcizo Machado
A eleição de 2026 consolidou a liderança de Fábio Mitidieri. O governador tinha como obrigação fazer uma grande gestão para superar sua eleição desconfiada em 2022. Fez isso e saiu das urnas consagrado com uma votação histórica.
Enquanto agrupamento político, teve outro resultado satisfatório. Aliados elegeram senadores, conquistaram a maioria na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Sergipe e deram também a Lula uma ampliação de votação do primeiro para o segundo turno.
A forma como Fábio se dedicou ao segundo turno chamou a atenção e também consolidou a imagem de homem de palavra e de aliado fiel. Entregou uma grande mobilização quando poderia cruzar os braços e descansar. Algo que está sendo reverenciado por setores do PT.
Enquanto Mitidieri atuou para fechar o “barba, cabelo e bigode”, seus aliados atuaram para tentar dar a vitória a Flávio Bolsonaro e, quem sabe, assim, suplantar e fazer sucumbir a liderança conquistada por Fábio nas urnas.
Se Flávio ganhasse, o governador dependeria deles para buscar uma aproximação com o novo governo. A configuração da eleição de 2030 sairia das mãos de Fábio. Laércio e André moveriam as peças para terem as bênçãos do presidente Flávio para seus projetos de poder.
Laércio Oliveira é líder de si. Não tem grupo, possui mais funcionários que aliados. Seu partido federado não elegeu um deputado estadual. Tirou seu apadrinhado do Progressistas e, mesmo assim, não o elegeu. O sobrinho tentou uma vaga na Câmara dos Deputados. Levi foi bem votado, mas não teve êxito.
André Moura perdeu a eleição para o Senado. Consolidou sua fatia na política, que é uma vaga na Câmara dos Deputados. Foi essencial para a eleição de Marcelo Sobral a deputado estadual. Seu partido fez a maior bancada na Alese, porém, sem o mandato de senador, sua força ficou limitada.
Com a vitória de Flávio Bolsonaro, aliados chegaram a vender a ilusão de que André Moura, com a força que tem junto à direção nacional do União Brasil, poderia vir a ser ministro ou ocupar uma vaga estratégica no novo governo.
Ambos perderam. O “se for chorar, manda áudio”, na camisa de Mitidieri, não foi à toa. Muitos conhecedores da política de Sergipe lembraram o que o grupo dos irmãos Amorim fez com Déda em seu segundo mandato. A avaliação é que André Moura, fortalecido nacionalmente, poderia tentar repetir a mesma tática.
Se hoje, derrotado, André cria crises com Fábio, como, por exemplo, o vazamento do suposto acordo feito para a Mesa Diretora da Alese e a vaga no TCE, imaginem com moral em Brasília.
Fábio Mitidieri saiu gigante das urnas. André Moura e Laércio Oliveira terão que se conformar com a posição de liderados.
NOTAS DA SEMANA
Mesa Diretora da Alese
Os deputados Jorginho Araújo e Cristiano Cavalcante sentaram para um diálogo sobre a eleição da Mesa Diretora. Do encontro, ficou sinalizado que eles não entrarão numa disputa desleal pela presidência e ambos entenderam que caberá ao governador decidir seu nome de preferência para a presidência.
Mesa Diretora II
A tendência é que Fábio Mitidieri só anuncie em janeiro aquele que será seu candidato para presidente. Outros nomes tentam se viabilizar, como por exemplo, o deputado Luciano Bispo, e os deputados Marcelo Sobral e Kaká Santos.
André reconhece
Uma semana após o resultado do segundo turno, o presidente do União Brasil, André Moura, reconheceu a vitória de Lula. Ele conclama para acalmar os ânimos e afirma que o país precisa de paz e diálogo. Ele encerra afirmando que acima de partidos e ideologias, existe “o amor pelo Brasil”. Antes tarde do que nunca.
Laércio criticado
O senador Laércio Oliveira está sendo bastante criticado após o portal ICL Notícias divulgar que ele foi até o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, no dia 26 para convencer o senador a propor um indulto humanitário para o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em sua maioria, os leitores do portal são contrários a iniciativa.
Laércio criticado II
Em enquete, 84% de quase 800 participantes afirmaram discordar da iniciativa. Nos comentários é possível observar que o entendimento é de que o indulto não criaria a onda de pacificação do país, mas geraria a sensação de impunidade para golpistas que atentam contra a democracia.
Sandro Moura no Sebrae
Repercutiu muito bem a revelação exclusiva que trouxemos ontem sobre a articulação que tenta levar ao comando do Sebrae em Sergipe o empresário Sandro Moura. Presidente do Fórum Empresarial, ele é bem quisto no meio empresarial e é aliado de Mitidieri.
Aliança PSD/PT
A aliança entre o PSD e o PT tende a se consolidar. Fábio Mitidieri já lançou Katarina Feitoza e o senador Rogério Carvalho já sinalizou que o PT pode compor sem a necessidade de estar na cabeça da chapa. Rogério afirmou, no Jornal da Fan, que a única aliança em que os partidos foram separados eles perderam.
Luiz Roberto comemora
O coordenador da campanha de Fábio Mitidieri, Luiz Roberto, comemorou a vitória de Lula e Fábio com uma recepção em sua casa na Praia do Saco. Luiz teve papel fundamental na reeleição do governador. Além de responsável por parte da aprovação do governo, com as obras que tocou, Luiz atuou de forma eficiente na coordenação no primeiro e no segundo turno.
Reforma de Emília
O que se comenta nos bastidores é que Emília não deve mexer na Saúde e Educação. Thiago de Joaldo e Susane Vidal são cotados. Um deputado estadual do Republicanos deve ser chamado para abrir vaga para Matheus Corrêa. Secretaria de Infraestrutura, Assistência Social, Emsurb e Planejamento devem mudar de comando.
Não descartou Esoj
Durante entrevista ao Jornal da Fan, a prefeita não descartou a volta de Hugo Esoj para a Emsurb. Questionada, ela afirmou que não tem definição. Hugo se afastou para a coordenação de campanha de Eduardo Amorim e pediu, segundo a prefeita, um descanso até o fim do ano, prazo que ela definiu para fazer o anúncio oficial da reforma completa.
Efeitos do El Niño I
O governador Fábio Mitidieri reuniu, na última quinta-feira, 29, a equipe técnica do Governo de Sergipe para avaliar o cenário hídrico e reforçar as medidas de enfrentamento à estiagem e aos possíveis impactos do El Niño. Durante a reunião, foram discutidos o monitoramento da Barragem do Poxim, a operação de carros-pipa e ações de planejamento para garantir o abastecimento da população.
Efeitos do El Niño II
A atuação integra o trabalho do Comitê Estadual de Gestão de Eventos Climáticos Extremos (Cegec), que articula 13 órgãos e instituições parceiras. Uma nova reunião do governador com o comitê está prevista para a próxima semana, dando continuidade ao monitoramento e ao planejamento integrado para antecipar riscos, reduzir os efeitos da seca e orientar a população sobre o uso consciente da água.






