Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra o HPV em Sergipe

Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta quinta-feira, 18, a ampliação do prazo de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos. A oferta de doses, que estava prevista para encerrar em dezembro desse ano, se estenderá até o primeiro semestre de 2026.

O HPV é transmitido principalmente pelo contato direto com a pele ou mucosas com áreas infectadas, como no ato sexual. O vírus pode causar verrugas genitais ou mesmo desenvolver tumores, como cânceres de colo do útero, pênis, ânus e regiões orais. No Brasil, o câncer do colo do útero é o que mais mata mulheres até os 36 anos de idade.

Normalmente, o imunizante é para meninos e meninas na faixa dos 9 aos 14 anos. Porém, segundo a SES, a ampliação temporária busca alcançar quem perdeu o prazo para a vacinação. Cerca de 18 mil meninas e 54 mil meninos ainda não se vacinaram contra o HPV, de acordo com dados do Governo de Sergipe.

O diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, reforça que a vacina é uma das formas de prevenção a diversos tipos de câncer. “Protege contra o câncer de colo de útero, além de cânceres de boca, orofaringe, garganta e pênis. Essas doenças muitas vezes se manifestam décadas após a infecção, o que reforça a importância da vacinação ainda na adolescência”, afirmou. 

Para ter acesso à dose, jovens de 15 a 19 anos devem buscar a unidade básica de saúde mais próxima e levar o cartão de vacinação até o primeiro semestre de 2026.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *