Por problemas estruturais, Palácio Inácio Barbosa é descartado e nova sede da Câmara de Vereadores será na Coroa do Meio

Foto: Arquivo

Em pronunciamento realizado na manhã desta quinta-feira, 10, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o presidente da Casa Legislativa, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), anunciou a escolha do novo local para a construção da futura sede da Câmara de Vereadores da capital sergipana. O terreno selecionado está localizado no bairro Coroa do Meio, na Zona Sul de Aracaju, às margens do encontro entre o Rio Sergipe e o mar, em uma área que também será contemplada com a implantação da nova orla da cidade.

“Quero agradecer ao senhor Sérgio Guimarães, presidente da Emurb. Ontem definimos juntos o terreno onde será construída a nova sede da Câmara. Será na Coroa do Meio, na área onde a Prefeitura também vai implantar a nova orla, dando continuidade à urbanização da região”, afirmou o vereador.

Inicialmente, a proposta era manter a sede da Câmara como anexo do Palácio Inácio Barbosa, no Centro de Aracaju. No entanto, estudos técnicos, culturais e patrimoniais inviabilizaram a permanência no local. “Fizemos de tudo para manter aqui, mas temos limitações históricas, culturais e de engenharia. A Prefeitura entende que seria inviável manter uma circulação intensa em um prédio que será tombado e transformado em museu”, explicou Vasconcelos.

Apesar da mudança, o presidente garantiu que o atual prédio da Câmara continuará a desempenhar papel relevante para a cidade. O imóvel será transformado no Museu da Câmara, além de abrigar a Escola do Legislativo. O plenário será utilizado para cursos e simulações de sessões com alunos da rede pública.

“A história da Câmara de Vereadores de Aracaju passa por esse prédio, que foi o primeiro oficialmente ocupado pela Casa após intensa luta na década de 1980. Não vamos deixar essa memória morrer”, destacou o parlamentar.

O vereador também agradeceu o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da equipe de engenharia da Emurb na visita técnica ao novo terreno. Ele adiantou que o projeto executivo da nova sede já está em elaboração.

“Vamos entregar à população uma casa digna. É inadmissível que o cidadão procure seus vereadores e seja atendido de pé ou no sol, sem gabinetes ou estrutura adequada. Isso vai mudar”, finalizou Vasconcelos.

O valor do investimento da obra e a data de início da construção ainda não foi divulgados pelo parlamentar.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.