Nacional
- Início •
- Blog
Anísio Teixeira será patrono oficial da escola pública brasileira
Da redação
15/10/2024
O educador Anísio Teixeira será oficialmente o patrono da escola pública brasileira. A lei, prevendo o título ao professor morto em 1971, no Rio de Janeiro, foi sancionada nesta terça-feira, 15, Dia do Professor, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A nova lei entrará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da União.
Em Aracaju, o professor dá nome a uma unidade da rede municipal de ensino, a Escola de Ensino Fundamental Anísio Teixeira, no bairro Atalaia.
Quem foi Anísio Teixeira?
Nascido em 1900, em Caetité, na Bahia, Anísio Teixeira formou-se em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro, estado do qual foi secretário de Educação. Defensor da criação de uma rede de ensino que atendesse a todos, desde os primeiros anos escolares até à formação universitária, integrou o grupo de educadores responsáveis pelo Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, que propunha a reforma do sistema de ensino brasileiro.
Ele participou também da criação de universidades federais, entre elas, a Universidade de Brasília (UnB). Foi também chefe da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do então Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), instituto que atualmente leva seu nome.