Nacional
- Início •
- Blog
Gripe aviária: Minas Gerais registra primeiro caso em pato
Da redação
02/06/2023
O primeiro caso de gripe aviária foi registrado no estado de Minas Gerais. O vírus foi encontrado em um pato de vida livre da espécie Cairina moschata, na cidade de Pará de Minas.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), se trata de um caso de influenza aviária de baixa patogenicidade (H9N2), que geralmente causa pouco ou nenhum sinal clínico nas aves. Em nota, a pasta detalhou que a detecção de um novo subtipo do vírus não requer a aplicação de medidas emergenciais.
“O Mapa reforça que a influenza aviária de baixa patogenicidade não é uma doença de notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros”, foi exposto pelo ministério.
Subtipos
Ainda segundo a pasta, os diversos subtipos do vírus da influenza aviária podem infectar esporadicamente outras espécies, como mamíferos, incluindo pessoas.
Os casos de infecção humana, entretanto, são considerados esporádicos e relacionados à exposição sem proteção adequada às aves doentes, não havendo registro de transmissão entre humanos.
Novos focos
Nessa última quinta-feira, 1º, foram confirmados mais seis focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) no país, totalizando 19 confirmações de focos em aves silvestres no Brasil.
Foto: José Cruz/Agência Brasil