Nacional
- Início •
- Blog
Filho do cantor Zé Vaqueiro morre aos 11 meses
Da redação
09/07/2024
Reprodução: redes sociais
Morreu na madrugada desta terça-feira, 9, o bebê Arthur, de 11 meses de idade, filho do cantor Zé Vaqueiro. A informação foi confirmada pela equipe do artista nas redes sociais.
Arthur nasceu com uma malformação congênita causada pela síndrome da trissomia do cromossomo 13 — também conhecida como síndrome de Patau.
Diante da gravidade do caso, o filho do cantor Zé Vaqueiro ficou hospitalizado por quase dez meses, quando recebeu alta. Mas, um dia depois de deixar o hospital, o menino sofreu uma parada cardíaca e voltou a ser internado.
Arthur era o filho caçula do artista cearense.
Síndrome de Patau
Esta síndrome rara se caracteriza pela presença de um cromossomo a mais. Esta alteração causa problemas de má formação no rosto e nos membros e nos sistemas nervoso, cardíaco e urinário.
Em geral, seres humanos possuem 46 cromossomos em cada célula, sendo 23 herdados do pai e 23 da mãe.
Os cromossomos são contados em dupla e nomeados numericamente (exemplo: um par de cromossomos 1, um par de cromossomos 2 e assim por diante) A síndrome de Patau se caracteriza pela presença de um cromossomo 13 a mais. Com essa síndrome rara, o portador possui três pares de cromossomos 13, e por isso leva o nome de trissonomia.