Saúde
- Início •
- Blog
Outubro Rosa: Aracaju faz busca ativa de mulheres com exames preventivos em atraso
Da redação
19/10/2023
Com a campanha Outubro Rosa, o acesso a procedimentos de prevenção e diagnóstico do câncer de mama, de colo do útero e outros agravos foi intensificado em Aracaju. Agentes comunitários de saúde estão visitando os endereços das mulheres que se enquadram na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, mas que estão com atraso nos exames.
Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza o envio de mensagens, convidando as usuárias a comparecerem às unidades e realizarem as consultas.
Na capital, ao longo do ano, as 45 Unidades de Saúde da Família oferecem diariamente os exames clínicos das mamas e de lâmina, além dos testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite B e C.
De acordo com o Ministério da Saúde, a faixa etária de 25 a 64 anos é definida como prioritária para o rastreio do câncer de colo de útero, através do exame citopatológico.
Segundo a SMS, há 281.470 mulheres na capital que se enquadram neste grupo. No entanto, desse quantitativo, apenas 29.388 realizaram o exame citopatológico do colo de útero nos últimos três anos, tempo máximo para ser repetido.
Já para o rastreio do câncer de mama, a faixa etária definida é de 50 a 69 anos, e nessa faixa há 102.572 mulheres residentes capital, das quais 22.104 tiveram o agendamento de mamografia liberado.
Para intensificar a realização de exames, consultórios de atendimento às mulheres também foram instalados nos shoppings Riomar e Jardins, situados nos postos de vacinação. Cada ponto disponibiliza exames preventivos, testes rápidos e, quando necessário, viabiliza a solicitação de ultrassonografias mamária e transvaginal.
Os exames foram iniciados no dia 16 deste mês e seguem até esta sexta-feira, 20, das 10h às 12h e das 13h às 18h. Para ter acesso aos serviços, basta apresentar RG com CPF, cartão do SUS e comprovante de residência de Aracaju.