Faltando pouco mais de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026, estudantes entram na reta final de preparação para a prova. O professor de física, Rafael Souza, e organizador da “Sessão da Aprovação Medicina”, aulão gratuito promovido pelo cursinho PasseiMed, destaca a importância de estabelecer uma estratégia de estudos.
Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 8 e 15 de novembro. Já a 3º edição da “Sessão da Aprovação Medicina” será realizada no dia 3 de outubro, no Porto Farol, na Orla de Atalaia, em Aracaju.
Segundo o professor, nesta fase final, os alunos devem priorizar os conteúdos mais recorrentes.
“É muito importante focar no que realmente cai. Não dá para estudar tudo a dois, três meses da prova. A gente sabe que é muito importante você direcionar o estudo para não perder tempo estudando, de repente, uma coisa com pouca recorrência. No fundo, no fundo, é tudo uma questão de estratégia. Essa reta final acaba definindo quem passa e quem não passa”, afirmou em entrevista ao Portal Fan F1.
A redação continua sendo uma das áreas que mais geram dificuldades entre os estudantes. Para Rafael, o segredo para um bom resultado é a prática.
“É preciso praticar, ter também uma boa correção, para você corrigir as cinco competências e procurar perder menos pontos”, explicou.
Além do domínio do conteúdo, o professor ressaltou ainda a importância dos estudantes trabalharem o controle emocional para a prova.
“A parte emocional ainda é uma parte que pega muito os alunos durante o ano inteiro, né? Os alunos costumam não acreditar muito, ficar inseguros, então é preciso ter esse controle emocional. A prova do Enem, além de ser uma prova física, porque é muito extensa, cinco horas e meia, pedagógica, mas, além disso, também o lado emocional pesa demais. Então, se você não tiver com as emoções em dia, dificulta bastante”, afirmou.
Sessão da Aprovação Medicina
A terceira edição da “Sessão da Aprovação Medicina” será realizada no dia 3 de outubro, no Porto Farol, na Orla de Atalaia, em Aracaju, nos turnos da manhã e da tarde.
O evento contará com professores especializados nas diferentes áreas do conhecimento e terá aulas voltadas para técnicas práticas, estratégias de resolução de questões e orientações para a redação.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site oficial do evento ou pelo perfil @sessaodaaprovacaomed no Instagram. A organização sugere a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a projetos sociais do Instituto de Desenvolvimento Nossa Senhora de Fátima (IDNSF), em Aracaju.








