A Prefeitura de Aracaju realizou nesta quinta-feira, 27, o 1º Evento da Primeira Infância, no Parque da Sementeira. A programação marcou a execução de ações previstas no Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) 2025–2035, aprovado pela Câmara Municipal. O evento reuniu atividades de educação, saúde, cultura, esporte, proteção e meio ambiente.
Durante o evento, a prefeita Emília Corrêa (Republicanos) destacou a importância de transformar o plano em ações práticas voltadas às crianças.
“É a efetivação de um Plano Municipal da Primeira Infância que não existia, que foi feito na nossa gestão, e agora o primeiro evento efetivamente desse plano, que diz para as crianças o que elas são, o que elas precisam”, afirmou.
Segundo Emília, o plano estabelece que a infância seja considerada prioridade nas políticas públicas municipais, com ações integradas entre diferentes áreas.
“Ele representa e estabelece que as coisas verdadeiramente aconteçam para as crianças, que as crianças sejam priorizadas pelos entes públicos, que as crianças sejam protegidas”, disse.
A prefeita também ressaltou a importância do direito ao brincar e da proteção contra situações de violência e abuso.
“Criança tem que brincar, criança não pode estar sendo utilizada ou abusada por nada nem por ninguém”, declarou.
Alfabetização na idade certa
Emília também relacionou as ações da primeira infância ao desempenho educacional. Ao comentar os resultados de Aracaju na alfabetização, destacou que o aprendizado precisa ocorrer no período adequado.
“A criança não basta ela aprender a ler, ela tem que aprender a ler na idade certa. É isso que faz ela evoluir, crescer mais rápido e ganhar os espaços que elas precisam ter lá na frente”, afirmou.
Para a prefeita, o cuidado nos primeiros anos influencia as etapas seguintes do desenvolvimento.
“Se não tivesse a primeira infância bem cuidada, as outras etapas com certeza serão atropeladas, não terão o preparo necessário”, disse.
Emília também citou a importância do acompanhamento da criança ao longo da vida escolar e reforçou que as políticas públicas precisam começar desde os primeiros anos.
“Cuidar da criança é o caminho, porque se você cuidar da criança, da primeira infância, você vai estar cuidando das próximas fases e das oportunidades que elas precisam ter”, afirmou.








