Secretária de Educação explica estratégias adotadas para fortalecer a rede de ensino em Lagarto

Em entrevista concedida ao Jornal da Fan, da Rádio Fan FM, na manhã desta terça-feira, 21, a secretária municipal de Educação de Lagarto, professora doutora Taysa Mércia, apontou o caminho trilhado pela gestão para garantir o retorno da educação de qualidade na rede pública de ensino e para tornar o município novamente uma referência para as famílias.

Na ocasião, ela detalhou que algumas frentes estratégicas foram estruturadas para alcançar esse objetivo, entre elas o restabelecimento da confiança da comunidade escolar, a garantia da segurança alimentar e o fortalecimento das políticas voltadas à primeira infância. Segundo a secretária, uma das primeiras medidas adotadas foi a criação do programa “Bom Dia Feliz”, voltado à oferta de desjejum para os estudantes no início das aulas, como forma de contribuir para a permanência das crianças na escola.

“A primeira frente foi a frente de observar como seria o acesso e a permanência desses alunos. Garantir permanência. Um dos aspectos que nós observamos é que o município, o nosso município, é um município que está metade da população está abaixo da linha de pobreza. E nós sabíamos que a escola não só garante a dignidade humana, como também garante a segurança alimentar. Nós instituímos o programa ‘Bom Dia Feliz’. E o programa Bom Dia Feliz foi o desjejum da criança logo quando chega à escola”, explicou.

Ela ainda explicou que o município também passou a investir no acompanhamento permanente do processo de alfabetização, por meio da criação de um sistema próprio de avaliação, o Sistema de Avaliação da Educação de Lagarto, utilizado para orientar ações pedagógicas em cada unidade de ensino.

“Os primeiros diagnósticos da criança alfabetizada na idade certa fizeram com que a secretaria se debruçasse, ou colocasse todos os seus holofotes em trabalhos pedagógicos que estivessem totalmente ligados a ensino e aprendizagem da leitura dessas crianças. Nós instituímos o sistema de avaliação próprio, o SAEL, em Lagarto. E o SAEL diagnosticou, não só apenas para gerar dados, mas a importância do SAEL foi tomar decisões estratégicas em escolas a partir dos resultados específicos dessas escolas”, afirma.

A secretária também destacou o papel do projeto “Secretaria Itinerante” no fortalecimento da relação entre a gestão, os professores e as unidades de ensino, aproximando a equipe técnica da realidade vivida em sala de aula e contribuindo para recuperar a confiança na rede municipal.

“Quando nós resolvemos fazer a secretaria itinerante, que a nossa equipe pedagógica saía dos birôs da secretaria para fazer seu birô na escola, havia uma certa surpresa das comunidades escolares que diziam assim: mas o que é que a secretaria está fazendo aqui? Mas quando as nossas equipes pedagógicas arregaçavam as mangas e iam ajudar aos professores a tomar a leitura dos alunos, isso fez um papel invertido. E essa metodologia ativa, invertida também de técnica e de ação de gestão educacional, fez com que também os nossos professores começassem a acreditar na rede. Então, é confiança da família, confiança dos professores. Acho que essa união começou a dar certo”, finaliza.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *