Na manhã desta terça-feira, 4, a Polícia Federal deflagrou a Operação Citrus para apurar o uso de documentação falsa na aquisição de mudas clandestinas de laranja nos municípios de Aracaju e Boquim. Os investigados poderão responder pelos crimes de uso de documento falso e crime ambiental.
A ação cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada na capital sergipana, expedido pela Justiça Federal, e contou com fiscalização em uma propriedade rural em Boquim, realizada com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), para verificar a existência e o plantio das mudas irregulares.
As investigações apuram a tentativa de regularização posterior de uma compra ilegal de mudas, por meio da falsificação de documentos, além de buscar identificar outros possíveis coautores e partícipes do esquema.
A Polícia Federal e o MAPA alertam sobre os riscos do uso e da comercialização de mudas cítricas clandestinas, que podem servir como vetor para a disseminação da praga “greening”, considerada a doença mais destrutiva dos citros no mundo e a maior ameaça à citricultura brasileira.










