Presidente da Emsurb comenta confusão entre ambulantes e ressalta: “A gente está entregando à sociedade o que deve ser o Centro ”

Em entrevista concedida ao Jornal da Fan, da Rádio Fan FM, na manhã desta terça-feira, 28, o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Hugo Esbj dos Santos, trouxe esclarecimentos sobre a confusão e o desentendimento ocorridos após a inauguração do novo espaço destinado aos ambulantes que atuam no Centro de Aracaju.

Sobre o episódio entre os comerciantes, o presidente destacou que a situação foi pontual e rapidamente controlada pelos agentes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). “O atrito que ocorreu foi um atrito de 15 segundos entre duas comerciantes, elas mesmo brigaram. A Guarda Municipal, com muita eficiência e eficácia, agiu prontamente e separou as duas. Se foi o remédio correto ou não para separar, eu sei que a guarda separou em 15 segundos e o problema foi resolvido”, explicou.

Hugo Esbj também reforçou que o momento é de adaptação ao novo espaço, e que o período de ajustes segue até o dia 3 de novembro. “É um período de adequação até o dia 3 de novembro. Desde o início, venho dizendo isso. A Emsurb está presente, somos os primeiros a chegar e os últimos a sair. A prefeita Emília Corrêa determinou que o acompanhamento seja feito in loco, e é isso que estamos fazendo. Os problemas são pequenos, eu diria que são problemas simples e facilmente resolvidos. A gente está aqui para resolver, e não podemos permitir que uma iniciativa dessa magnitude seja reduzida a uma briga entre dois comerciantes”, afirmou.

Ainda segundo o presidente, a mudança faz parte do processo de reestruturação do Centro da capital sergipana, com o objetivo de organizar o espaço urbano. “O Centro mudou, a realidade é essa. O centro hoje é um novo centro, que respeita os ambulantes, os comerciantes e a sociedade. A gente está entregando a sociedade o que deve ser o centro da cidade: as calçadas para os pedestres, as ruas para os veículos e o novo espaço adequado para os ambulantes. É assim que vamos fazer”, ressaltou.

Por fim, o presidente comentou sobre as reclamações de alguns ambulantes a respeito da distribuição das bancas. Alguns relataram que, apesar de trabalharem há mais tempo, não receberam um espaço, enquanto outros mais novos foram contemplados.

“Foi escolhida a associação para intermediar esse processo. Ela definiu quem era mais antigo e quem não era. Após essa definição, alguns ambulantes que se sentiram prejudicados procuraram a direção da Emsurb, e formamos uma comissão com os mais antigos, comprovadamente. Readequamos os espaços: quem era antigo foi realocado para o local correspondente e quem era novo foi remanejado. Tudo foi resolvido ainda na tarde de ontem”, finalizou.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.