A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) fez um alerta sobre golpes que estão sendo praticados em nome da instituição por meio de aplicativos de mensagens. Criminosos têm se passado por servidores da Assistência Social para aplicar fraudes em beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Na mensagem falsa, os golpistas enviam informações pessoais e um suposto aviso de inadimplência, orientando a regularização por meio de um link, o qual a Semfaz reforça que não deve ser clicado em hipótese alguma.
O órgão esclareceu que não realiza confirmações de dados nem atualizações do Cadastro Único por telefone, mensagem ou link na internet. Nem solicita dados pessoais, fotos de documentos ou senhas por aplicativos de mensagem.
Segundo a Secretaria, todo o atendimento é feito exclusivamente de forma presencial nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), ou, em casos específicos, por meio de visitas domiciliares realizadas por equipes identificadas e já conhecidas pelos usuários com agendamento prévio.
Em caso de dúvida, a Semfaz recomenda que a população procure o Cras de referência para obter informações seguras e atendimento com a devida atenção e responsabilidade técnica.









