Aplicativo sergipano “Econave” é lançado na Grande Aracaju com categoria voltada a pessoas neurodivergentes

Em entrevista concedida ao Jornal da Fan, da Rádio Fan FM, nessa terça-feira, 21, Carlos Hora apresentou detalhes sobre o novo aplicativo de transporte “Econave”, que tem o objetivo de oferecer um serviço sustentável, acessível e de qualidade, e que passará a atuar na Grande Aracaju.

Sobre a idealização do projeto, Carlos explicou que o aplicativo surgiu a partir das reclamações de passageiros e motoristas em relação às plataformas tradicionais. Além disso, a iniciativa buscou por uma alternativa que unisse tecnologia, sustentabilidade e economia.

“Existe uma situação em que a mobilidade urbana se apresenta como um grande desafio para a sociedade hoje, por conta do volume de veículos e também de uma questão elementar dos dias de hoje, que se chama sustentabilidade. Nasceu a ideia do Econave […] Quando as pessoas começaram, lá no início, a entrar nos nossos veículos, que são elétricos, vinha aquela surpresa: ‘Uau, parece uma nave!’. Então a gente, de cara, juntou o útil ao agradável”, explicou.

Ele acrescentou que o objetivo do projeto é oferecer uma experiência diferenciada, com foco no respeito ao meio ambiente e na melhoria das condições de trabalho dos motoristas. “Então a gente foi buscando tentar solucionar ou dar essa ideia de solução para esses entraves que você sente que existem em relação às plataformas de aplicativo. Nós estamos trabalhando nesse sentido. Vamos fazer algo ecologicamente correto e buscar sanar alguns problemas que as plataformas gigantes hoje não têm como resolver”, disse.

Carlos explicou ainda que a iniciativa partiu de seis empreendedores sergipanos, todos comprometidos em desenvolver um serviço inovador e de origem local. “A novidade está vindo através de seis pessoas que são sergipanas. É uma empresa 100% sergipana que pensa em trazer um serviço de qualidade para a nossa população, esse é o nosso objetivo […] Nós temos as categorias de Nave, Nave Compras e Nave Prime, que é uma categoria mais executiva, e as pessoas podem agendar a solicitação do seu veículo”, detalhou.

Por fim, durante a entrevista, Carlos anunciou o lançamento da categoria “Nave Azul”, criada especialmente para atender pessoas neurodivergentes. Sobre o assunto, a psicóloga Emanuele Hora destacou a importância da capacitação dos motoristas e da criação de um ambiente inclusivo.

“Eu noto a necessidade de uma capacitação, de uma informação para as pessoas, para a população em geral e principalmente para os motoristas, que vão transportar pessoas com transtornos de neurodesenvolvimento, como autistas. E aí surgiu a ideia, junto com a Econave, de promover e disponibilizar um curso para os motoristas, para que eles entendam o que é o TEA, o que é um neurodivergente, quais são as características e como se portar, como conduzir, como minimizar fatores estressores […] Capacitá-los para que eles, caso estejam com um passageiro que esteja em crise, saibam como conduzir, o que não fazer, e caso recebam um passageiro na Nave Azul, sendo já capacitados, entendam como preparar esse veículo, para que ele não tenha sons muito altos, para que o cheiro não seja incômodo, enfim, para que os fatores sensoriais não sejam ativados”, finalizou.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.