O coordenador operacional do Centro de Apreensão de Animais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) de Aracaju, Lenilson Melo, mais conhecido como “Gordinho do Povo”, destacou o alto índice de reincidência no abandono de animais de grande porte na cidade.
Em entrevista ao Jornal da Fan, da rádio Fan FM, nesta terça-feira, 21, ele apontou a área com maior demanda e defendeu sanções mais severas para quem cometer o crime mais de uma vez.
“No complexo Santa Maria há a maior quantidade de denúncias, muitos cavalos apreendidos. [É] de chegar fim de semana e você apreende 30 cavalos só no Santa Maria. Há um grande índice de reincidência. Tem vezes que a mesma pessoa vai lá três vezes retirar o cavalo. Então, assim, se tiver uma lei mais rígida, mais dura na questão de que, se ele chegar três vezes, [se acontecer] a apreensão, [eu considero que] o cavalo deve ser aprendido em definitivo e ir para adoção”, explicou.
Lenilson ressaltou que o Centro de Apreensão também atua no combate aos maus-tratos a animais e na prevenção de acidentes em vias públicas provocados por animais de grande porte.
Além de propor legislação mais rigorosa contra a reincidência, ele informou que pretende levar esses dados à prefeita Emília Corrêa.
“Naquela região ali da Zona de Expansão tem o BPRV e tem também o Centro de Apreensão de Animais. Ali, o grande índice de colisões com mortes é gritante. Então, assim, a gente entrou no Centro de Apreensão após o convite da prefeita, com o intuito também de melhorar. O Centro de Apreensão hoje é outra realidade, é outra imagem. Como antigamente o pessoal chamava de IML dos animais, até porque, segundo as pessoas, tinha imagem de maus-tratos, tinha imagem também de não ter alimentação, mas hoje, se você chegar lá, vai ter água limpinha, vai ter comida 24 horas e um atendimento também com os veterinários”, completou.
Segundo Lenilson, há uma equipe de plantão pronta para atender demandas operacionais de apreensão. O Centro também conta com um Disque Denúncia, que pode ser acionado pelo número (79) 99151-0315.
.










