Acácia Lelis, advogada com quase quatro décadas de atuação, protocolou sua inscrição ao Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).
O ato que colocou seu nome à disposição foi realizado com colegas de diversas gerações da advocacia sergipana até a porta da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE).
O Quinto Constitucional é um mecanismo que assegura que 1/5 das vagas dos tribunais seja preenchido por representantes da advocacia e do Ministério Público.
“Quero levar para o Judiciário a mesma postura que sempre adotei na advocacia: uma atuação técnica, ética e firme, com sensibilidade humana. Para mim, a defesa da inclusão, das pautas sociais e da presença feminina não é só um ideal, é um dever para que o Judiciário reflita cada vez mais a sociedade que existe e a que queremos construir”, afirma Acácia.
Trajetória
Aprovada como advogada em 1988, ingressou na docência jurídica em 2001, e, desde então, acumula 24 anos de sala de aula.
Desde 2017, é presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família em Sergipe (IBDFAM/SE) e foi reeleita para o triênio 2025-2027, com posse nacional prevista para outubro, em Belo Horizonte.
Foi conselheira seccional da OAB/SE entre 2016 e 2021, integra a diretoria do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (IBDECONT/SE) e é membro da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/SE). Sua atuação conecta técnica, mediação, formação e construção de políticas institucionais.










