Acácia Lelis formaliza candidatura ao Quinto Constitucional do TJSE

Acácia Lelis, advogada com quase quatro décadas de atuação, protocolou sua inscrição ao Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).

O ato que colocou seu nome à disposição foi realizado com colegas de diversas gerações da advocacia sergipana até a porta da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE).

O Quinto Constitucional é um mecanismo que assegura que 1/5 das vagas dos tribunais seja preenchido por representantes da advocacia e do Ministério Público.

“Quero levar para o Judiciário a mesma postura que sempre adotei na advocacia: uma atuação técnica, ética e firme, com sensibilidade humana. Para mim, a defesa da inclusão, das pautas sociais e da presença feminina não é só um ideal, é um dever para que o Judiciário reflita cada vez mais a sociedade que existe e a que queremos construir”, afirma Acácia.

Trajetória

Aprovada como advogada em 1988, ingressou na docência jurídica em 2001, e, desde então, acumula 24 anos de sala de aula.

Desde 2017, é presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família em Sergipe (IBDFAM/SE) e foi reeleita para o triênio 2025-2027, com posse nacional prevista para outubro, em Belo Horizonte.

Foi conselheira seccional da OAB/SE entre 2016 e 2021, integra a diretoria do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (IBDECONT/SE) e é membro da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/SE). Sua atuação conecta técnica, mediação, formação e construção de políticas institucionais.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.