Um estudo feito pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) promoveu a criação da Unidade de Conservação Municipal de Uso Sustentável Serra da Miaba I, no município de São Domingos, localizado no agreste sergipano. Com a medida, a área passa a contar com proteção legal.
A nova regulamentação tem como objetivo preservar e proteger ecossistemas de relevância ecológica e beleza cênica, para a realização de pesquisa científica, educação ambiental, ecoturismo e visitação pública.
Conforme a Setur, a medida irá fortalecer as ações de preservação e educação ambiental, aliadas ao uso racional dos recursos naturais por comunidades locais, em uma área rica em biodiversidade e paisagens naturais.
De acordo com a engenheira ambiental da Setur, Thassia Luiza Costa, o Roteiro da Rota da Farinha, que abrange os municípios de São Domingos, Campo do Brito e Macambira, tem como ponto forte a visitação das áreas naturais.
Assim, as prefeituras desses municípios, a Setur, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Banco do Nordeste (BNB) e a organização sem fins lucrativos (ONG) Centro da Terra iniciaram um trabalho de consolidação das unidades de conservação (UCs), instituindo, junto com as comunidades locais, a criação de um mosaico de Áreas de Relevante Interesse Ecológico (Arie).