Resultados da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 2, apontam que para 51% dos deputados federais, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria abrir mão da sua candidatura à Presidência da República em 2026.
Apesar de o ex-presidente ter sido declarado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro tem insistido que disputará a Presidência no ano que vem e evitado a indicação formal de um sucessor.
Na pesquisa, foram entrevistados 203 deputados federais, entre os dias 7 de maio de 30 de junho. Desse número, 23% dos parlamentares responderam que o ex-presidente deve manter a candidatura ativa para a corrida eleitoral do próximo ano. Os que não souberam ou não quiseram responder somam 26%.
A falta de apoio é maior entre aqueles que se declaram independentes (65%), ou seja, aqueles que não integram qualquer grupo parlamentar. Na sequência, estão os parlamentares governistas (55%) e os da oposição (47%).
A pesquisa também trouxe a percepção dos deputados sobre se Lula será candidato à reeleição em 2026. 68% acreditam que sim, diante de 73% que tinham a mesma opinião em maio de 2024; 20% não apostam numa candidatura à reeleição (antes eram 20%); e 11% não responderam ou não souberam responder (quatro pontos a mais do que o registrado anteriormente).