O Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) divulgou nesta sexta-feira, 20, um alerta sobre os riscos de acidentes com fogos de artifício, fogueiras e líquidos inflamáveis durante o período junino.
De acordo com dados do Huse, somente nos primeiros 15 dias de junho deste ano, a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) já realizou 16 atendimentos de queimaduras em geral, sete por fogos de artifício. Entre os atendimentos, seis pacientes foram internados, dois deles por fogos de artifício.
A média de internação na unidade é de 11 dias, um tempo considerado curto diante da gravidade das lesões e da média nacional, que gira em torno de 21 dias.
“Estamos conseguindo uma recuperação mais rápida, mas isso não elimina os impactos físicos, emocionais e sociais para os pacientes e suas famílias. Por isso, o ideal é prevenir”, reforça o coordenador da UTQ e cirurgião plástico Bruno Cintra.
A Unidade de Queimados do Huse é a única especializada do estado de Sergipe. Destinada, exclusivamente, a pacientes em estado grave, segue critérios rígidos para internação, como queimaduras de terceiro grau, áreas corporais extensas ou lesões em regiões sensíveis como rosto, mãos e genitais.