A jornalista e escritora Monica Pinto, de 61 anos, faleceu na manhã desta terça-feira, 17 de, no Hospital Cirurgia, em Aracaju. De acordo com informações de familiares, Monica enfrentava uma longa batalha contra o câncer há alguns anos.
Natural de Minas Gerais, ela trabalhou por muitos anos no portal sergipano de notícias F5 News, onde atuou como editora. Também colaborou com outros veículos de comunicação em Sergipe, como o Cinforme. Além do trabalho jornalístico, destacou-se na literatura, tendo exercido papel ativo como escritora e coautora de diversas obras.
Há poucos anos, Monica escolheu Sergipe como novo lar e passou a residir na Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros, região da Grande Aracaju, onde manteve uma vida discreta.
Monica era mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com ênfase na linha de pesquisa em Comunicação, Educação e Formações Socioculturais. Também possuía experiência na área de Ciências Ambientais, com foco em sequestro de carbono e mudanças climáticas. Sobre esses temas, ministrava palestras e minicursos, sendo reconhecida como a primeira jornalista do país com especialização em mudanças climáticas.