A Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) da Polícia Civil acompanhou, na manhã desta sexta-feira, 16, uma perícia criminal realizada em cinco caminhões de lixo da empresa Renova, responsável pela coleta de resíduos sólidos em Aracaju. Os veículos haviam sido interditados pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) após denúncias de vazamento de chorume durante o serviço.
A vistoria técnica ocorreu na sede da empresa, com o objetivo de verificar possíveis irregularidades nos caminhões e se eles operavam em desacordo com normas ambientais. A ação faz parte do inquérito policial instaurado para apurar eventuais crimes ambientais decorrentes da má conservação dos veículos.
A interdição dos caminhões aconteceu no último dia 8 de maio, após fiscalização da Adema. Mesmo após a notificação, a empresa teria mantido os veículos em operação, o que motivou a condução de representantes da Renova à 3ª Delegacia Metropolitana para prestar esclarecimentos sobre o descumprimento da ordem de paralisação.
De acordo com o delegado Flávio Albuquerque, titular da Depama, a perícia foi solicitada como parte das diligências investigativas. “O laudo do Instituto de Criminalística será fundamental para subsidiar o inquérito policial. Com a conclusão da análise técnica, o procedimento será finalizado e encaminhado ao Poder Judiciário para as devidas providências”, explicou.
A investigação segue para apurar responsabilidades e eventuais infrações ambientais previstas na legislação vigente.