A prefeita Emília Corrêa utilizou as redes sociais nesta terça-feira, 13, para informar que há previsão de que a coleta de lixo na capital seja normalizada até a sexta-feira, 16. Desde a semana passada, a irregularidade no serviço tem provocado o acúmulo de lixo em diversos pontos da cidade.
“Me reuni esta semana com a equipe da Emsurb para entender a fundo a situação e acelerar a solução. Já temos cerca de 60% da cidade com a coleta normalizada. A previsão é que até sexta, 16, 100% da operação volte ao normal”, afirmou Emília.
Segundo a gestora, a empresa Renova, responsável pela coleta, alegou que cinco caminhões estavam retidos para vistoria técnica da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), com liberação prevista para esta quarta-feira, 14, o que permitirá a retomada imediata das rotas.
“Pra minimizar os danos, a Emsurb redesenhou o cronograma e reforçou a coleta em áreas mais afetadas, como as zonas Sul e Norte”, disse a prefeita.
Ainda de acordo com Emília, a empresa já foi notificada mais de dez vezes por falhas no serviço. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) abriu um processo administrativo pra apurar responsabilidades e aplicar as sanções cabíveis.
A prefeita afirmou que a gestão municipal está com todos os pagamentos em dia, tendo repassado mais de R$ 8,4 milhões à empresa pelos serviços prestados entre fevereiro e abril.
“A licitação da coleta de lixo é prioridade e será o caminho pra resolver, de forma definitiva, essa dependência que só prejudica a cidade”, escreveu Emília.